Acordo entre Embraer e turca Turkish Aerospace Industries pode reposicionar ambas no mercado global de defesa
O acordo firmado entre a Embraer e a Turkish Aerospace Industries (TAI) para avaliar uma cooperação industrial durante a LAAD Defence & Security 2025, no Rio de Janeiro, pode avançar e incluir o cargueiro militar C-390 Millennium e o desenvolvimento conjunto de um caça de quinta geração.
Segundo informações do jornal Turkiye Today, existe interesse mútuo em expandir esse acordo, com a Turquia demonstrando interesse especial ao C-390. A possível aquisição do C-390 pela Turquia tem objetivo de substituir parte da frota de C-130 Hercules, atualmente em processo de desativação. O avião da Embraer tem sido considerado por diversos países europeus, inclusive de nações membros da OTAN.
Além do cargueiro, as negociações entre Embraer e TAI podem envolver a colaboração em um novo caça de quinta geração, com base nas tecnologias do programa turco TF-X, também conhecido como KAAN. A Embraer poderia contribuir com sua experiência em design aerodinâmico, integração de sistemas e produção de componentes estruturais.
A experiência da Embraer com projetos militares recentes pode ser aproveitada em fases importantes do desenvolvimento do novo caça furtivo.
Caso o projeto avance, a parceria poderá fortalecer a posição de ambas as empresas no mercado global de defesa, atualmente dominado pelos Estados Unidos, alguns países da Europa, Rússia e China.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 09/04/2025, às 16h11
+lidas