AERO Magazine
Busca

Indústria

Suécia confirma compra de quatro C-390 Millennium da Embraer

A confirmação da compra dos quatro C-390 Millenium foi anunciada na LAAD 2025, no Rio de Janeiro


O acordo integra a Suécia ao programa C-390, ao lado da Holanda e da Áustria - Divulgação
O acordo integra a Suécia ao programa C-390, ao lado da Holanda e da Áustria - Divulgação

A Suécia confirmou oficialmente nesta terça-feira (1), a aquisição de quatro aeronaves multimissão C-390 Millennium da Embraer, durante a LAAD Defence & Security 2025, no Rio de Janeiro.

O acordo integra a Suécia ao programa C-390, ao lado da Holanda e da Áustria. O modelo é projetado para versatilidade operacional e foi adquirido por oito países: Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um cliente não revelado. Além da Suécia, a Eslováquia também selecionou o modelo para modernizar sua frota.

"A capacidade do C-390 de realizar suas missões em ambientes desafiadores a qualquer hora, em qualquer lugar, será um ativo crítico para a estratégia de defesa da Suécia, garantindo operações eficazes nas próximas décadas", disse Peter Sandwall, Secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia.

O C-390 tem capacidade para transportar 26 toneladas de carga, com velocidade de 470 nós e longo alcance. Entre suas missões estão transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias. A aeronave pode operar em pistas temporárias ou não pavimentadas, incluindo terra batida, solo e cascalho.

A versão KC-390 é equipada com sistema de reabastecimento ar-ar e pode atuar tanto como aeronave tanque quanto como receptor de combustível. O modelo já demonstrou sua capacidade de reabastecimento em voo, utilizando pods instalados sob as asas.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/04/2025, às 12h17


Mais Notícias