AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Brasil e África do Sul firmam parceria para colaboração no KC-390 Millennium

Embraer e Denel assinam acordo para cooperação na produção e manutenção do KC-390 Millennium


Embraer/Divulgação
Embraer/Divulgação

A Embraer e a Denel, empresa sul-africana do setor aeroespacial e de defesa, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) durante a LAAD Defence and Security, no Brasil. O acordo prevê uma possível colaboração no programa KC-390 Millennium, abrangendo fabricação de aeroestruturas, manutenção, reparo e revisão.

O documento foi assinado por Chris Boshoff, CEO e Executivo do Grupo Denel, e Fabio Caparica, vice-presidente de Contratos da Embraer Defesa & Segurança.

"Estamos entusiasmados para fortalecer nosso relacionamento com a Denel, uma líder aeroespacial na África do Sul, enquanto o país procura substituir seus aviões militares. Nosso intuito é fornecer à África do Sul a aeronave mais avançada em sua categoria, ao mesmo tempo em que cooperamos com a indústria sul-africana", disse Fabio Caparica, vice-presidente de Contratos da Embraer Defesa & Segurança.

Chris Boshoff, CEO Aerospace da Denel, expressou seu entusiasmo pela parceria com a Embraer. "Nosso relacionamento de longa data se estende por várias décadas, e essa colaboração fortalecerá ainda mais nossa parceria. A Denel está bem equipada e é um parceiro industrial reconhecido para realizar as tarefas necessárias previstas nesta colaboração, melhorando significativamente as capacidades de transporte aéreo estratégico no continente africano."

Características do KC-390 Millennium

O KC-390 Millennium é uma aeronave de transporte militar projetada para operações em diversos cenários, incluindo pistas não pavimentadas. O modelo tem capacidade para transportar até 26 toneladas de carga útil, operar a uma velocidade de 470 nós e realizar múltiplas missões, como transporte de carga e tropas, reabastecimento aéreo, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e operações especiais.

Desde sua entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, a aeronave foi adquirida por nove países: Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um cliente não revelado. Além disso, Suécia e Eslováquia selecionaram o modelo para modernização de suas forças aéreas.

A frota do KC-390 Millennium tem registrado uma taxa de conclusão de missão superior a 99%.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 03/04/2025, às 15h41


Mais Notícias