AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

KC-390 conclui certificação de reabastecimento em voo com o caça Gripen E

Embraer e Saab validaram a capacidade de reabastecer o Gripen E com o KC-390 em múltiplos perfis de voo, reforçando a interoperabilidade entre os dois modelos


KC-390 e Gripen
KC-390 e Gripen E durante ensaios de certificação de reabastecimento em voo no Brasil - Embraer

A Saab e a Embraer concluíram, em parceria com a Força Aérea Brasileira, a campanha de certificação do reabastecimento em voo entre o caça Gripen E e o KC-390 Millennium. Realizada em Gavião Peixoto (SP), a Operação Samaúma validou a interoperabilidade das duas aeronaves e ampliou o envelope de emprego do programa Gripen no Brasil e na Suécia.

A campanha de ensaios envolveu cerca de quarenta profissionais e ampliou a capacidade operacional das duas aeronaves, além de fortalecer a interoperabilidade militar e industrial entre Brasil e Suécia.

A campanha ocorreu no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto/SP, sob coordenação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). As equipes técnicas avaliaram múltiplas configurações de voo, velocidades e altitudes, com foco na precisão do procedimento de reabastecimento.

O KC-390 foi desenvolvido para permitir o reabastecimento em voo de toda a frota de caças da FAB, especialmente do Gripen, que deverá ser o principal vetor de combate do país pelas próximas décadas.

Os sistemas digitais fly-by-wire do KC-390 e do Gripen contribuíram para uma maior estabilidade durante os procedimentos de reabastecimento. Durante os testes, o KC-390 forneceu uma esteira aerodinâmica compatível com a manobrabilidade do caça, permitindo avaliar a resposta do Gripen E em diferentes regimes de voo.

A etapa de validação operacional teve dois focos centrais. O primeiro foi qualificar o Gripen E como aeronave receptora de combustível em voo, comprovando seu desempenho, estabilidade e integridade estrutural durante todo o procedimento. O segundo consistiu em verificar a compatibilidade entre o Gripen E e o KC-390 em todo o envelope de voo do Millennium, incluindo operações em alta velocidade e em condições diurnas e noturnas.

Com a conclusão da campanha, a Autoridade de Aviação Militar da Suécia poderá analisar as evidências técnicas referentes à capacidade de reabastecimento aéreo do Gripen E. Na sequência, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), da FAB, dará continuidade ao processo de certificação.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 14/11/2025, às 09h41


Mais Notícias