Embraer anunciou a venda do Super Tucano para o Serviço Nacional Aeronaval do Panamá
A Embraer anunciou nesta quarta-feira (2), durante a LAAD Defence & Security 2025, no Rio de Janeiro, a seleção do A-29 Super Tucano como a nova plataforma de vigilância e proteção do Serviço Nacional Aeronaval do Panamá.
A aquisição faz parte do programa de estruturação e expansão da capacidade operacional da entidade e visa fortalecer a segurança nacional do país, que se tornou o oitavo da América Latina a incorporar o modelo em sua frota. Outros países da região que já utilizam a aeronave incluem Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e República Dominicana.
Projetado para atender forças aéreas que necessitam de uma solução eficiente e econômica, o Super Tucano pode ser empregado em uma ampla gama de operações, incluindo patrulha aérea, operações especiais, coordenador aéreo e tático (CAT), ISR, vigilância de fronteiras, reconhecimento, escolta aérea e treinamento de pilotos em diferentes níveis.
O modelo já conta com mais de 290 encomendas e acumula mais de 580.000 horas de voo. Atualmente, vinte forças aéreas utilizam a aeronave, e outros países demonstram interesse na plataforma, segundo a Embraer, devido às suas características de confiabilidade, disponibilidade, robustez e baixo custo operacional.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 02/04/2025, às 11h10