Acordo entre Embraer e Turkish Aerospace inclui pesquisa e desenvolvimento para inovação no setor aeronáutico
A Embraer e a Turkish Aerospace assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para avaliar uma possível cooperação industrial. O acordo foi formalizado durante a LAAD Defence & Security 2025, no Rio de Janeiro.
A Embraer busca novos fornecedores e parceiros para atender à crescente demanda por seus produtos. A Turkish Aerospace, por sua vez, pretende utilizar suas capacidades na fabricação e montagem de estruturas metálicas e compostas, montagem final de fuselagens, componentes, testes de voo, produção e pintura.
O acordo prevê uma fase colaborativa entre as empresas para explorar uma parceria industrial abrangente, incluindo Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).
O MoU foi assinado por Mustafa Gursoy, Vice-Presidente Executivo da Turkish Aerospace, e Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. A cerimônia contou com a presença do Vice-Presidente do Brasil e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além de Muhammet Kasım Gonullu, Vice-Ministro da Indústria e Tecnologia da Turquia, e Şuay Alpay, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Turkish Aerospace.
“Este memorando é um marco significativo para a indústria de defesa e aeroespacial da Turquia. Buscaremos aprimorar ainda mais as nossas capacidades tecnológicas e moldar o futuro da aviação por meio da nossa colaboração com a Embraer. Ao combinar os nossos pontos fortes, não estamos apenas construindo para hoje, mas também lançando as bases para o ecossistema de aviação de amanhã,” afirma Mehmet Demiroğlu, CEO da Turkish Aerospace.
“A Embraer está entusiasmada com estas oportunidades significativas com a Turkish Aerospace. A sua experiência na fabricação e montagem aeroespacial alinha-se perfeitamente com os nossos objetivos estratégicos. Este Memorando de Entendimento marca um passo significativo para explorar soluções inovadoras e expandir a nossa presença global,” afirma Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 01/04/2025, às 19h14
+lidas