AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Embraer E195-E2 faz primeiro voo comercial no aeroporto London City

O maior avião de passageiros da Embraer fez o seu primeiro voo comercial para o aeroporto London City, na capital britânica


O terminal da capital britânica exige certificações específicas para pousos devido à aproximação íngreme - Helvetic Airways/Instagram
O terminal da capital britânica exige certificações específicas para pousos devido à aproximação íngreme - Helvetic Airways/Instagram

O aeroporto London City recebeu nesta quarta-feira (26), pela primeira vez, um voo comercial feito pelo Embraer E195-E2, por meio da Helvetic Airways, que faz viagens regionais pela Swiss International Air Lines. 

O voo inaugural partiu de Zurique (ZRH) às 7h30 (Brasília) e pousou pouco depois das 9h. A chegada do E195-E2 faz parte da estratégia do aeroporto (LCY) para reduzir emissões e ruídos. A companhia aérea já havia efetuado o mesmo feito com a primeira variante do E2, o E190, em 2021. 

"Estamos muito satisfeitos por receber o primeiro voo comercial do E195-E2 no London City. Isso demonstra nosso compromisso de trabalhar com companhias aéreas e fabricantes que operam aqui para trazer aeronaves de nova geração mais limpas e silenciosas para o aeroporto", disse Alison FitzGerald, CEO do aeroporto London City.

O terminal localizado na região central da capital britânica exige certificações específicas para pousos devido à aproximação íngreme. "Devido à sua aproximação íngreme, o Aeroporto London City impõe altas exigências tanto à aeronave quanto às tripulações especialmente treinadas durante a sua execução", disse Segundo Tobias Pogorevc, CEO da Helvetic Airways.

Com 41,5 metros de comprimento e capacidade para até 134 passageiros, o E195-E2 apresenta 30% a menos de emissões de CO2 por assento e uma redução de 63% na pegada de ruído em comparação com aeronaves da geração anterior. A Embraer desenvolveu recentemente o sistema de decolagem automático E2TS – Embraer Enhanced Takeoff System.

Quando certificado, o recurso aumentará o alcance do modelo dos atuais 3.200 km para 4.000 km.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 26/03/2025, às 11h51


Mais Notícias