A Boeing assinou contrato de US$ 2,47 bilhões para entregar quinze KC-46A adicionais à Força Aérea dos EUA

A Boeing firmou contrato com a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) para mais quinze KC-46A Pegasus, referentes ao Lote 12 do programa, em um acordo avaliado em US$ 2,47 bilhões.
O novo contrato garante previsibilidade à cadeia de suprimentos e mantém o ritmo industrial do programa KC-46A. Projetado para operações de reabastecimento em voo, transporte de carga, evacuação aeromédica e apoio tático, o avião derivado do 767F ultrapassou a marca de 150.000 horas de voo. Atualmente 98 aeronaves já foram entregues à força aérea norte-americana.
A encomenda ocorre em meio à crescente demanda operacional da USAF que tem empregado o KC-46A em missões de treinamento, operações globais e deslocamentos estratégicos.
Além dos norte-americanos, o Japão opera seis unidades do KC-46A, enquanto Israel possui quatro encomendas, no âmbito de seu programa de modernização da capacidade de reabastecimento estratégico.
Nos Estados Unidos, alguns contratos adicionais recentes, incluindo o acordo firmado em julho de 2024, preveem melhorias de comunicação, conectividade de dados e consciência situacional.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 26/11/2025, às 09h47
+lidas