Novo contrato da Força Aérea dos EUA com a Boeing permitirá a produção de mais quinze unidades do KC-46A
A Boeing anunciou na última quinta-feira (21), que foi contratada novamente pela Força Aérea dos Estados Unidos para a produção de quinze novos tanques aéreos KC-46A Pegasus.
A negociação está avaliada em US$ 2,38 bilhões (R$ 13,8 bilhões). Com este acordo, o fabricante passa a ter 168 unidades do modelo contratadas em todo o mundo, atendendo forças conjuntas e aliados.
Desde o início das operações, o KC-46A acumulou mais de 100.000 horas de voo e transferiu mais de 200 milhões de libras de combustível para aeronaves receptoras em todo o mundo. Em outubro, o modelo completou seu primeiro destacamento operacional em escala total, após aprovação para operações de combate globais pelo Comando de Mobilidade Aérea da Força Aérea dos Estados Unidos, em 2022.
Em julho, os militares firmou outro contrato com a Boeing para aprimorar a prontidão operacional do KC-46A. Este contrato inclui melhorias relacionadas à conectividade de dados, comunicações avançadas e consciência situacional da aeronave, com foco em ambientes operacionais contestados. Essas atualizações se somam às melhorias do Bloco 1, realizadas em 2023.
Desde 2019, a Boeing já entregou 89 unidades do KC-46A para a Força Aérea dos Estados Unidos e quatro unidades para a Força Aérea de Autodefesa do Japão.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/11/2024, às 09h21
+lidas