Global 8000 atinge Mach 0.95, oferece 8.000 milhas náuticas de alcance e estabelece novos padrões de conforto e desempenho na categoria

A Bombardier entregou o primeiro Global 8000, que disputa o segmento de aviões de negócios de cabine larga e ultralongo alcance. A cerimônia ocorreu na segunda-feira (8), em Mississauga, no Canadá, reunindo funcionários, autoridades, fornecedores e convidados.
O empresário Patrick Dovigi recebeu as chaves da primeira aeronave, substituindo seu atual Global 7500.
Com velocidade máxima de Mach 0.95, o Global 8000 é a aeronave civil mais rápida desde o Concorde, aliando alcance de 8.000 milhas náuticas e altitude de cabine de apenas 2.691 pés — a menor na categoria. O desempenho reforça a proposta da Bombardier de atingir novos patamares de eficiência, conforto no segmento, considerado o mais importante da aviação de negócios.
Segundo Éric Martel, presidente e CEO da empresa, o programa representa um avanço estratégico e destacou que cada inovação resulta do trabalho conjunto das equipes, que buscaram entregar uma aeronave capaz de redefinir o segmento de cabine larga e ultralongo alcance.
“Orgulho e empolgação apenas começam a descrever o que a entrada em serviço do Global 8000 significa para todos os 18 mil colaboradores da Bombardier.”, afirmou Martel.
Entre os marcos alcançados, a aeronave confirmou o desempenho de alta velocidade, validou o novo sistema de pressurização e completou todos os requisitos previstos no programa.
O Global 8000 concluiu a campanha de ensaios e obteve certificação de tipo da autoridade aeronáutica canadense em novembro, com expectativa de obter as certificações nos Estados Unidos e Europa nos próximos dias.
Stephen McCullough, vice-presidente sênior de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, ressaltou o avanço técnico do projeto e a contribuição de fornecedores e profissionais envolvidos no desenvolvimento.. “Este é realmente um momento histórico para a Bombardier, nossos fornecedores e os milhares de profissionais dedicados que trouxeram uma atitude de ‘sem concessões’ para este projeto todos os dias”, afirmou.
O Global 8000 é atualmente o único avião da categoria a oferecer quatro zonas de cabine e alcance de 8.000 milhas náuticas (14.800 km), suficiente para conectar o maior número de pares de cidades sem escalas.
Apesar do alcance ampliado, o modelo mantém desempenho comparável ao de aeronaves médias em operações de decolagem e pouso, graças ao projeto avançado de asa com slats. Internamente, reúne quatro áreas de convivência, sistema de ar Pũr Air, iluminação Soleil e o maior comprimento útil de cabine da classe, reforçando o foco em conforto e mitigação do jet lag.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 09/12/2025, às 09h51
+lidas