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Primeiro Boeing 737-800 da KLM é aposentado

A KLM aposentou seu primeiro Boeing 737-800, o PH-BXK, após 25 anos de serviço


B738 KLM
KLM vai encerrar a operação com todos os Boeing 737, que serão substituídos pela família Airbus A320neo - Divulgação

A KLM retirou de operação, na última sexta-feira (5), seu primeiro Boeing 737-800, entregue em setembro de 2000, sendo um dos primeiros aviões do modelo. Com prefixo PH-BXK, o jato realizou seu último voo comercial em Amsterdã antes de ser enviado ao aeroporto de Twente, na Holanda, onde será desmontado e reciclado pela Aircraft End-of-Life Solutions (AELS).

O PH-BXK teve os motores CFM56-7B e a APU removidos previamente pela equipe de manutenção para possível reaproveitamento na frota atual. A AELS deve recuperar entre oitocentos e mil componentes, antes de reciclar o restante da estrutura.

Abertura de um ciclo de renovação

Segundo a KLM, todos os 29 Boeing 737-800 e sete 737-700 remanescentes serão substituídos ao longo dos próximos anos pelos Airbus A320neo e A321neo. A renovação atinge também a KLM Cityhopper. A subsidiária regional está acelerando a introdução dos Embraer 195-E2, que vêm substituindo gradualmente os E190, para operação em aeroportos como o de London City, na região central da capital britânica.

Movimento no longo curso

A frota intercontinental também segue sendo modernizada com a KLM recebendo quatro novos Boeing 787-10 nos últimos meses. A última unidade é prevista para o início de 2026. Os widebodies reforçam rotas para América do Norte, Ásia e África. Ocasionalmente, o 787-10 faz voos comerciais para o Rio de Janeiro (GIG).

Já partir do próximo ano a atual frota de longo curso, composta pelos veteranos Boeing 777-200 e 777-300, assim como os A330, serão substituídos pelos Airbus A350-900. O movimento permite a padronização da frota em dois modelos.

A era pós-747

No segmento cargueiro, a KLM prepara a substituição dos 747-400ERF por três Airbus A350F já encomendados. A transição começa no final da década, preservando a capacidade de transporte.

As mudanças integram o programa estratégico de frota do grupo Air France-KLM, que prevê investimentos de 7 bilhões de euros (R$ 44,2 bilhões) para alcançar eficiência 30% a 35% maior por passageiro-quilômetro até 2030 e emissões líquidas zero em 2050.

O ritmo deve se intensificar ao longo de 2026: o segundo 737-800 já tem aposentadoria marcada para janeiro, novos E195-E2 sendo entregues de forma contínua, o último 787-10 será entregue nos próximos meses e os primeiros pilotos do A350 iniciaram treinamento.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 08/12/2025, às 09h23


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