Eve e SkyGrid revelam plano para gestão automatizada do tráfego aéreo e preparam avanço global da mobilidade aérea

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, e a norte-americana SkyGrid publicaram um white paper, documento que detalha um roteiro para o gerenciamento automatizado do tráfego aéreo.
Intitulado “Enabling Advanced Air Mobility – Automated Traffic Management Services for Low-Altitude Operations”, aborda os desafios regulatórios e operacionais da integração de aeronaves altamente automatizadas no espaço aéreo urbano e regional.
Apresentado durante um evento na China, o paper sugere caminhos para que os provedores de serviços de navegação aérea colaborem com terceiros para fornecer soluções de dados e automação, apoiando a expansão global das operações de mobilidade aérea avançada.
Serviços automatizados de gerenciamento de tráfego aéreo aumentarão a previsibilidade, a capacidade e a flexibilidade nos céus urbanos, permitindo que os voos operem com segurança junto à aviação convencional.
O estudo acrescenta que novas tecnologias, estruturas digitais de espaço aéreo e troca de dados permitirão que os provedores suportem altos volumes de tráfego em baixa altitude sem sobrecarregar a infraestrutura ou os controladores.
A região da Ásia-Pacífico é vista como uma oportunidade para liderar essa transformação, devido à sua rápida urbanização e demanda por novas soluções de mobilidade. De acordo com a Eve, a região deverá ter 41% da frota global de eVTOL até 2045, totalizando mais de 12.200 aeronaves em operação.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 09/12/2025, às 09h18
+lidas