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Hyundai pausa desenvolvimento de carro voador

Subsidiária da sul-coreana Hyundai suspende testes do eVTOL S-A2, em meio a reestruturação interna e mudanças de liderança


Hyundai suspende programa de eVTOL e meta de estreia em 2028 segue incerta - Hyundai
Hyundai suspende programa de eVTOL e meta de estreia em 2028 segue incerta - Hyundai

A Supernal, subsidiária da Hyundai, anunciou a suspensão temporária de seu programa de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A decisão ocorre após anos de dificuldades técnicas e mudanças na liderança da empresa, que tem como meta iniciar operações comerciais até 2028 em cidades como Los Angeles.

De acordo com o Orange County Register, o programa pausado após os primeiros ensais de voo com cabos de contenção realizados em março com um demonstrador. Até agora, a empresa não conseguiu avançar para voos autônomos ou com modelos de produção.

A pausa ocorre em meio a uma reestruturação interna, com David McBride deixando o cargo de diretor de tecnologia, enquanto o CEO Jaiwon Shin, foi substituído e passou a atuar como conselheiro. A função executiva está atualmente sob responsabilidade interina de David Rottblatt, diretor de operações. Em paralelo, mais de 50 funcionários foram demitidos em instalações na Califórnia, reduzindo a equipe para cerca de 500 pessoas.

Apesar das mudanças, a Supernal segue defendendo o potencial do conceito de mobilidade aérea avançada (AAM, na sigla em inglês). Em comunicado, reconheceu os desafios do setor, como regulamentação, infraestrutura e maturidade do ecossistema, mas afirmou que estes fazem parte da evolução natural de um mercado emergente. Além disso, a Hyundai afirma que mantém o compromisso com segmento, mas está revisando o andamento do projeto e os próximos passos para garantir alinhamento com seus objetivos de longo prazo.

A Hyundai foi uma das últimas gigantes a ingressar no segmento eVTOL, com seu projeto S-A2 tendo sido anunciado em janeiro de 2024, durante a CES, em Las Vegas. A aeronave foi projetada para transportar até quatro passageiros mais um piloto em rotas urbanas, com velocidade de cruzeiro de 104 nós e altitude média de 1.500 pés. O modelo conta com propulsão elétrica distribuída, cauda em V e promessa de operação silenciosa, comparável a um eletrodoméstico.

Atualmente, a corrida pelo eVTOL permanece intensa, com empresas como Eve, Beta Technologies, Joby Aviation, Archer Aviation e Wisk Aero em estágios avançados de desenvolvimento, algumas já em processo de certificação.

Embora inicialmente tenha sido prometido que os primeiros modelos entrariam em serviço em meados de 2025, especialistas e fabricantes avaliam que a entrada em operação não deve ocorrer antes de 2027.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 10/09/2025, às 13h00


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