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Textron irá descontinuar subsidiária de aviação elétrica

Mudança estratégica redistribui projetos de aviação elétrica, deixa futuro do eVTOL Nexus incerto e prepara o grupo para novo modelo de gestão


Nexus
A reestruturação da Textron marca uma nova fase na integração de suas iniciativas em aviação elétrica - Divulgação

A Textron anunciou que vai descontinuar a unidade de negócios Textron eAviation, redistribuindo suas operações de aviação elétrica e programas associados entre outras divisões do grupo. A reestruturação reduzirá de seis para cinco os segmentos de reporte corporativo e deve otimizar a alocação de recursos e sinergias internas.

De acordo com documento regulatório divulgado na última sexta-feira (17), a Pipistrel – fabricante eslovena de aeronaves elétricas adquirida pela Textron em 2022 – será integrada à Textron Aviation, responsável pelas linhas de aeronaves de negócios e utilitárias.

Segundo a empresa, a mudança visa fortalecer o desenvolvimento, a manufatura e as vendas, aproveitando a infraestrutura e a experiência comercial das divisões já consolidadas do grupo.

Futuro do programa Nexus

O relatório, porém, não detalha o futuro do programa Nexus, que prevê o primeiro eVTOL desenvolvido pela Textron. Embora o primeiro voo estivesse inicialmente previsto para ocorrer ainda este ano, o documento não confirma a continuidade do projeto.

As atividades civis e os programas tripulados e não tripulados de uso militar – além das pesquisas relacionadas – passarão a ser coordenados pela Textron Systems, divisão especializada em defesa e segurança.

Determinadas iniciativas de pesquisa e desenvolvimento em controle digital de voo e sistemas de gerenciamento de aeronaves serão classificadas como despesas corporativas, por beneficiarem múltiplos segmentos do grupo.

A Textron iniciará o reporte financeiro sob a nova estrutura de cinco unidades de negócios a partir do primeiro trimestre de 2026.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/10/2025, às 09h44


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