AERO Magazine
Busca

Mercado

Brasil negocia venda do Embraer C-390 com três países europeus

Ministro da Defesa disse que o país está negociando a venda do Embraer C-390 para Polônia, Finlândia e Turquia


A declaração foi dada durante a LAAD 2025, no Rio de Janeiro - Divulgação
A declaração foi dada durante a LAAD 2025, no Rio de Janeiro - Divulgação

Durante a LAAD 2025, evento que acontece no Rio de Janeiro, José Múcio Monteiro, Ministro da Defesa, disse que o Brasil está em negociações com a Polônia, Finlândia e Turquia para a possível venda do C-390, da Embraer.

A informação foi divulgada na última quarta-feira (2), pela agência Reuters. "As negociações para expandir o C-390 são permanentes e estamos otimistas", disse Monteiro. A declaração ocorreu após a confirmação da compra de quatro unidades da aeronave pela Suécia.

O acordo integra o país euroeu ao programa C-390, ao lado da Holanda e da Áustria. O modelo é projetado para versatilidade operacional e foi adquirido por oito países: Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um cliente não revelado. Além da Suécia, a Eslováquia também selecionou o modelo para modernizar sua frota.

O C-390 tem capacidade para transportar 26 toneladas de carga, com velocidade de 470 nós e longo alcance. Entre suas missões estão transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias. A aeronave pode operar em pistas temporárias ou não pavimentadas, incluindo terra batida, solo e cascalho.

Procurada por AERO Magazine, a Embraer informou que não irá comentar o assunto.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/04/2025, às 10h25 - Atualizado às 11h00


Mais Notícias