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ANAC autoriza operação do Cessna SkyCourier no Brasil

Turboélice utilitário Cessna 408 SkyCourier recebeu certificação de tipo da ANAC e poderá operar no Brasil


Turboélice pode atender localidades de difícil acesso e com restrições operacionais - Divulgação
Turboélice pode atender localidades de difícil acesso e com restrições operacionais - Divulgação

A Textron Aviation anunciou hoje (08), que o turboélice Cessna 408 SkyCourier recebeu a certificação de tipo pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), possibilitando as operações do utilitário no mercado brasileiro.

O Cessna 408 SkyCourier é um turboélice bimotor, não-pressurizado projetado para manusear cargas em regiões de difícil acesso, além de atender voos regionais de baixa capacidade e em regiões com aeroportos remotos ou operacionalmente restritos.

Equipado com dois motores Pratt & Whitney PT6A-65SC, o Cessna 408 pode ser configurado rapidamente para o transporte de até 19 passageiros ou transportar cerca de duas toneladas de cargas, com alcance máximo de 1.704 quilômetros e altitude de cruzeiro de 25.000 pés, o equivalente a 7.620 metros.

O avião necessita de 1.116 metros para decolar com seu peso máximo de decolagem, alcançando a velocidade de cruzeiro de 210 nós, ou 389km/h.

A aeronave conta com uma suíte aviônica Garmin G1000NXi, oferecendo todos os recursos de navegação e gerenciamento de voo em três monitores de alta resolução de 12 polegadas. O turboélice permite operações single-pilot, na qual a tripulação miníma é constituída por apenas um piloto.

O SkyCourier é uma opção para uma variedade de clientes, incluindo agências governamentais, policiais e militares, operadores de ambulâncias aéreas, transportadores de carga, corporações e organizações humanitárias.

SkyCourier
Em primeiro plano a versão de passageiros do Cessna 408 SkyCourier acompanhado pela variante cargueira - Divulgação

A Força Aérea Brasileira é uma das potenciais clientes do utilitário, já que demonstrou interesse na aquisição do C-408 para substituir seus veteranos C-95 Bandeirante, com mais de 30 anos de serviços prestados.

Até a presente data, nenhuma conversa formal da FAB com a Cessna ocorreu, apenas a demonstração das características dos requisitos exigidos pela equipe técnica da Força Aérea Brasileira em reunião com a Presidência, em janeiro deste ano.

Outra potencial cliente é a Azul Linhas Aéreas que avalia aeronaves para complementar seus voos sub-regionais. A transportadora opera uma frota de 23 Grand Caravan, sendo a maior operadora do modelo no país.

O processo de certificação do SkyCourier pela agência federal de aviação norte-americana (Federal Aviation Admnistration – FAA, na sigla em inglês) começou em 2022, com a certificação ocorrendo em março do mesmo ano, dois anos depois da previsão de entrada em serviço. 

As primeiras entregas da versão cargueira foram feitas em maio deste ano, para a FedEx. A variante dedicada ao transporte de passageiros foi entregue no mesmo mês à Western Aircraft, que opera os aviões para a Lanai Air, empresa aérea que oferece serviços de luxo conectando as ilhas havaianas de Oahu e Lāna'i.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 08/08/2023, às 11h45


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