A partir de 2026, British Airways e Iberia oferecerão Wi-Fi gratuito de alta velocidade em toda a frota

A British Airways e a Iberia anunciaram nesta quinta-feira (6), que iniciarão, em 2026, a instalação do sistema de conectividade Starlink em suas frotas, inclusive em voos para o Brasil.
O serviço é fornecido pela SpaceX, do bilionário Elon Musk, e utiliza uma constelação de satélites em órbita baixa que garante acesso à internet de alta velocidade mesmo sobre oceanos e regiões remotas, oferecendo experiência semelhante à conexão doméstica.
Com a integração, todas as classes de cabine — incluindo a econômica — terão acesso gratuito ao Wi-Fi para streaming, trabalho remoto e comunicação em tempo real, sem necessidade de login ou planos adicionais, com velocidades de até 450 Mbps de download e 70 Mbps de upload, possibilitando navegação, videoconferências e jogos online durante todo o voo.
A iniciativa faz parte do programa de modernização de 7 bilhões de libras (R$ 49,1 bilhões) anunciado pela British Airways em 2024, que inclui melhorias em pontualidade, atendimento e renovação de frota. Desde o início do plano, a companhia já entregou 36 novas aeronaves e introduziu mais de 1.000 ações de investimento e eficiência operacional.
A companhia voa regularmente de Londres (LHR) para São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG).
Na Espanha, a Iberia integrará o mesmo sistema de conectividade no âmbito do Plano de Voo 2030, que prevê investimento total de 6 bilhões de euros (R$ 37,1 bilhões) em inovação e digitalização. O projeto contempla a criação da Cidade Iberia, um polo de tecnologia aeronáutica em Madri.
A Iberia mantém operações regulares de Madri para Guarulhos e Galeão. Em 13 de dezembro, a companhia estreará o Airbus A321XLR nos novos voos para o Recife e em 19 de janeiro para Fortaleza.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 06/11/2025, às 14h00
+lidas