MQ-25 é um drone capaz de reabastecer outras aeronaves e realizar missões de vigilância e reconhecimento
O Comando Aéreo da Marinha dos Estados Unidos concluiu mais uma etapa do processo do programa do veículo aéreo não tripulado (UAV, na sigla em inglês) MQ-25 que terá como principal missão o reabastecimento em voo de aeronaves embarcadas.
Durante os dias 28 e 30 de junho foi realizado o evento de integração de laboratório. Nestes dias foram feitos testes com MQ-25 a partir do System Test and Integration Lab, um laboratório específico para tais avaliações técnicas.
“Esta conquista é resultado de semanas de preparação e dedicação de equipes altamente qualificadas”, disse TJ Maday, gerente de integração e laboratórios MQ-25.
"A equipe atingiu a meta inicial antes do previsto e usou o tempo restante para exercutar mais funcionalidades, como enviar comandos de táxi", completou Maday.
O MQ-25 Stingray é um UAV com capacidade realizar reabastecimentos em voo, missões de inteligência, vigilância e reconhecimento.
Há um ano, o Stingray realizou o primeiro reabastecimento ar-ar em uma aeronave tripulada, fazendo o contato com um caça F/A-18F Super Hornet no dia 7 de julho de 2021. Também já foram feitos testes com o UAV a partir de um porta-aviões, confirmando a capacidade do Stingary decolar e pousar de porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos.
Por André Magalhães
Publicado em 06/07/2022, às 12h00
+lidas