Entrega dos dois primeiros monomotores TBM 960 marca o início das operações nos EUA
O primeiro TBM 960 foi entregue para um operador nos Estados Unidos, o maior mercado global de aviação e reconhecido como vital para o sucesso de qualquer aeronave.
A entrega do primeiro TBM 960 ocorreu logo após a Daher obter o certificado de aeronavegabilidade da FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos, que soma ao documento já emitido pela agência de segurança da Europa (EASA, na sigla em inglês).
“Quero reconhecer o trabalho colaborativo da EASA e da FAA que resultou na certificação do TBM 960”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher. “Também quero expressar meus agradecimentos aos nossos clientes dos EUA por sua paciência durante o processo de certificação”.
Embora seja uma evolução da família TBM, o avião adiciona novos recursos, incluindo o novo motor Pratt & Whitney PT6E-66XT, atrelado a hélice Raptor, pentapá de material composto, produzida pela Hartzell Propeller, que conta com sistema de controle eletrônico (EPECS), exigindo assim uma avaliação e certificação nova.
Os dois TBM 960 iniciais destinados aos clientes norte-americanos partiram em 25 de junho da sede da Divisão de Aeronaves da Daher, em Tarbes, na França, iniciando o longo voo de translado, chegando aos distribuidores autorizados no Centro-Oeste e na Costa Oeste dos EUA, onde foram preparados para as entregas aos proprietários.
“Tivemos uma resposta excepcional geral ao TBM 960 desde o seu lançamento, com mais de 60 pedidos registrados em todo o mundo para esta versão mais recente”, destacou Chabbert.
O executivo ainda destacou que os longos voos de translado também serviram como uma excelente oportunidade de destacar a precisão aprimorada dos sistemas digitais da aeronave, com benefícios em termos de segurança, eficiência, confiabilidade e conforto.
Com o EPECS, o acionamento do motor PT6E-66XT é totalmente automatizado, exigindo apenas a ativação de um único interruptor. A alavanca de potência (manete) tem uma única posição avançada da decolagem ao pouso, com o EPECS otimizando o desempenho do motor em todo o envelope de voo, reduzindo a carga de trabalho do piloto, integrando todas as funções e protegendo a vida útil do motor. Já a nova hélice Raptor oferece melhores índices de ruído e vibração.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 05/07/2022, às 18h05
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