AERO Magazine
Busca

Transparência

IATA busca simplificar registros no uso do combustível sustentável de aviação

IATA e 123Carbon desenvolvem sistema único para evitar erros e dupla contagem nos relatórios de emissões


IATA/Divulgação
IATA/Divulgação

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e a 123Carbon anunciaram uma colaboração estratégica para desenvolver a interoperabilidade entre seus respectivos registros de Combustível Sustentável de Aviação (SAF).

A integração desses sistemas aumentará a transparência, evitará erros nos relatórios de emissões – incluindo a dupla contagem – e simplificará o gerenciamento de certificados em todos os registros de SAF.

A colaboração entre a IATA e a 123Carbon focará em três elementos principais:

  • Um identificador único e alinhamento dos pontos de dados relevantes para facilitar a troca de informações entre os registros.
  • Um processo de troca de informações para eliminar qualquer possibilidade de dupla contagem de emissões.
  • Um processo de resolução de disputas para garantir a integridade dos dados.

A IATA e a 123Carbon também buscarão engajar outros stakeholders do setor de SAF para participar dessa iniciativa e promover a integração entre os registros. 

 “Esta colaboração permite que provedores de SAF, empresas aéreas, despachantes de carga e empresas utilizem nossas plataformas sem a preocupação de emissão dupla, enquanto gerenciam seus certificados de SAF digitalmente em nossa plataforma”, comentou Jeroen van Heiningen, diretor geral da 123Carbon.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 14/02/2025, às 18h03


Mais Notícias