Evento da IATA será realizado no quarto trimestre e terá participação de país sul-americano
A Associação do Transporte Aéreo Internacional, a IATA, anunciou, durante o World Sustainability Symposium, encerrado ontem (25), em Miami, que empresas aéreas poderão adquirir unidades de emissão elegíveis, as EEUs, em um evento programado para o último trimestre deste ano.
As EEUs adquiridas poderão ser utilizadas para cumprir as obrigações de compensação de carbono da Fase 1 do Corsia, programa de redução e compensação de carbono da aviação internacional. Essas obrigações se aplicam ao tráfego aéreo referente ao período de 2024 a 2026, e as EEUs deverão ser canceladas até 31 de janeiro de 2028.
O evento ocorre em meio à escassez de EEUs elegíveis para o Corsia. Atualmente, a Guiana é o único fornecedor dessas unidades. A IATA estima que as empresas aéreas precisarão entre 64 e 162 milhões de EEUs para cumprir a Fase 1 do Corsia, variando conforme a evolução do tráfego aéreo. Parte das 7 milhões de EEUs emitidas pelo país sul-americano já foi vendida, e o volume restante estará disponível no evento de aquisição.
A aquisição ocorrerá na Aviation Carbon Exchange (ACE), organizada pela IATA, com a participação da Guiana, Mercuria e Xpansiv. O evento será aberto a todas as empresas aéreas interessadas.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 26/09/2024, às 08h37