A demanda global de passageiros aumentou 10,7% em maio, de acordo com relatório mensal da IATA
A Associação do Transporte Aéreo Internacional, a IATA, divulgou ontem (4), os dados sobre a demanda global de passageiros de maio, reportando aumento de 10,7% em comparação ao mesmo mês de 2023.
Por sua vez, a capacidade total subiu 8,5% e a taxa de ocupação foi de 83,4%, o que representa um aumento de 1,7 pontos percentuais, a maior já registrada para o mês. A demanda e a capacidade internacionais foram os destaques, com altas de 14,6% e 14,1%, respectivamente.
“Com as vendas de passagens em maio subindo quase 6% devido ao início do verão no Hemisfério Norte, a tendência de crescimento não mostra sinais de recuo”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.
A IATA e o Fórum de Sustentabilidade da Aviação (ASF) lançarão em setembro uma Auditoria de Composição de Resíduos de Cabine (CWCA) padronizada, com a Plataforma de Auditoria de Composição de Resíduos de Cabine da ASF.
Resultados preliminares indicam que o setor está gerando mais de 3,6 milhões de toneladas métricas de resíduos de cabine e catering anualmente, sendo que 65% são resíduos de alimentos e bebidas. As refeições intocadas representam 18% de todos os resíduos.
Os dados da auditoria orientarão o setor aéreo e os formuladores de políticas em seus esforços para reduzir os níveis de resíduos produzidos e melhorar a circularidade, identificando oportunidades de reutilização e reciclagem.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 05/07/2024, às 08h15
+lidas