AERO Magazine
Busca

Segurança e Eficiência

IATA debate segurança operacional e eficiência do sistema aeronáutico

Em Fórum regional a IATA apresentou suas propostas para aumentar a segurança operacional e eficiência do sistema aeronáutico


Aviação comercial da América do Sul segue como uma das mais seguras do mundo
Aviação comercial da América do Sul segue como uma das mais seguras do mundo

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), apresentou suas propostas para aumentar a eficiência das operações nos aeroportos latino-americanos e ampliar o sistema de rotas diretas nas regiões envolvidas.

A apresentação ocorreu durante a 20ª reunião do Grupo Regional de Planejamento e Execução para América do Sul e Caribe, que ocorreu entre os dias 16 e 18 de novembro.

Na ocasião, a IATA ainda sugeriu estabelecer um mecanismo de coordenação entre os países envolvidos para mitigar contingências operacionais, responsáveis por grandes impactos nas operações das companhias aéreas.

“Com o espírito colaborativo presente nessas reuniões, onde estados e representantes da indústria trabalham com um objetivo em comum, que conseguimos promover as sinergias necessárias para melhorar a segurança operacional e a eficiência do sistema aeronáutico”, afirma José Antonio Ruiz Llorente, diretor regional de Operações e Segurança da IATA para as Américas.

Durante a reunião conjunta, que incluiu o Grupo Regional de Segurança da Aviação Pan-americano (RASG-PA), a associação ainda apresentou o projeto de renovação do Programa IOSA (acrônimo de IATA Operational Safety Audit), uma plataforma de avaliação de gerenciamento operacional e sistemas de controle de companhias aéreas, considerado referência em padrões de segurança.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 18/11/2022, às 16h50


Mais Notícias