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Relatório semestral IATA

Setor aéreo recuperou os níveis pré-pandemia

A IATA divulgou um relatório indicando a recuperação da indústria aérea aos níveis pré-pandemia


Relatório semestral da IATA revela que indústria aérea está retomando os números observados pré-pandemia - Divulgação
Relatório semestral da IATA revela que indústria aérea está retomando os números observados pré-pandemia - Divulgação

A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) divulgou seu relatório semestral, Global Outlook for Air Transport, indicando que a indústria aérea está retomando os números observados antes da pandemia de covid-19.

De acordo com o documento, a demanda por transporte aéreo permitiu que o setor voltasse à lucratividade e aos níveis de tráfego de 2019, considerados marcos importantes pela associação. A retomada da lucratividade e o aumento do tráfego aéreo são sinais positivos para o setor, que enfrenta um período de recuperação pós-pandemia.

O estudo prevê que a tendência de crescimento na atividade e na lucratividade deve continuar, embora em um ritmo um pouco mais lento. Quatro anos após o início da pandemia de covid-19, a indústria aérea recuperou um senso de normalidade. No entanto, desenvolvimentos globais podem trazer novos desafios para o setor. A IATA informa que a indústria atingiu os níveis de Receita por Passageiro Quilômetro (RPK) de 2019 em fevereiro deste ano.

A associação espera um crescimento de 11,6% nos RPKs e um aumento de 10,4% no número de passageiros em todo o mundo em 2024. A região Ásia-Pacífico deve liderar esse crescimento, contribuindo para metade do ganho líquido global em número de passageiros até 2043. Entretanto, a IATA alerta que 2024 será um ano desafiador, com bilhões de pessoas indo às urnas em até 70 países, muitos em contextos políticos polarizados.

O setor de carga aérea enfrenta desafios específicos, como o aumento de tarifas sobre bens manufaturados. Apesar disso, registrou crescimento desde o ano passado. O estudo prevê um aumento de até 5% no tráfego global de carga aérea em 2024 e um incremento de 10% na receita total da indústria, atingindo quase US$ 1 trilhão. Todavia, a receita da carga aérea deverá recuar devido à queda nos rendimentos deste tipo de transporte.

Em termos de sustentabilidade, o relatório da IATA destaca que o setor enfrenta desafios significativos, com as companhias aéreas buscando o compromisso de atingir emissões zero de CO2 até 2050. A possível transição energética poderá trazer novas inovações e tecnologias, mas também enfrenta protestos e questionamentos sobre a viabilidade da redução do impacto das emissões da aviação.

As empresas aéreas esperam repassar os custos dos novos combustíveis, mais caros, ao valor dos bilhetes aéreos.

Por Micael Rocha
Publicado em 26/06/2024, às 08h06


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