AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Embraer E195-E2 da KLM ganha mais assentos

KLM Cityhopper vai ampliar a capacidade de transporte dos Embraer 195-E2 para 136 assentos


E2 KLM
Primeira aeronave revisada entrou em operação este mês e toda a frota terá o novo layout até junho de 2026 - Divulgação

A KLM Cityhopper, subsidiária regional da KLM, está ampliando a classe econômica de seus Embraer E195-E2 dos atuais 132 para 136 assentos. A primeira aeronave já modificada entrou em operação no último fim de semana.

Segundo a KLM, a nova configuração permite reduzir em 3% as emissões de carbono por passageiro em comparação com o layout anterior. A matemática é simples, maximizar o consumo de combustível em voos regionais com o maior número possível de passageiros.

As conversões serão concluídas até junho de 2026 e prevê a alteração nos 22 E195-E2 em operação comercial. O plano prevê a modificação de um avião a cada cinco dias úteis, mantendo o ritmo de padronização da frota de aeronaves regionais.

Alterações na galley

A ampliação da capacidade foi viabilizada pela redução do tamanho da galley e pela reorganização de itens de comissária a bordo. De acordo com a KLM, a nova configuração gera menor peso de catering em cada etapa, contribuindo para maior eficiência operacional.

Peso versus consumo

Com a adoção do novo processo de catering em toda a frota, a KLM Cityhopper estima uma redução anual de cinco milhões quilos no peso total transportado pela frota. A economia potencial é de até 160.000 quilos de combustível por ano, resultado relevante para a operação de aeronaves de corredor único em rotas europeias.

Em nota, a KML Cityhopper disse que “o novo layout foi avaliado em conjunto com as equipes de cabine para assegurar usabilidade durante o serviço de bordo”. Em 2025 a empresa recebeu três novos Embraer E195-E2, sendo que o mais recente deles foi entregue no fim de setembro.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 10/12/2025, às 08h27


Mais Notícias