Teste com uso de SAF 100% puro em operações de solo foi conduzido pela Gulfstream utilizando um dos protótipos do G700
A Gulfstream concluiu os testes de emissões terrestres com o novo G700 abastecido com 100% de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) contendo zero enxofre.
Este teste de emissões terrestres foi conduzido nas instalações da Gulfstream em Savannah, nos Estados Unidos, usando SAF 100% puro fornecido pela World Energy e enviado pela World Fuel Services.
O teste de emissões terrestres do G700 foi conduzido para medir vários tipos de combustível, incluindo uma mistura de 30/70 SAF e SAF puro (um combustível de aviação não fóssil). Os resultados preliminares desses testes serão utilizados pela Gulfstream e pela própria indústria aeronáutica para continuar nos estudos para definir o caminho para reduzir ainda mais o impacto climático da aviação executiva.
De acordo com a Gulfstream, as medições gasosas e de partículas do teste realizado por uma semana foram registradas usando instrumentação especial cedidos pela agência de aviação civil dos Estados Unidos (FAA), NASA, Aerodyne Research e Missouri University of Science and Technology (Missouri S&T).
O objetivo principal era entender as características ambientais de diferentes combustíveis, especialmente SAF 100% puro sem contaminação por enxofre ou aromáticos. Por meio de atenção meticulosa à integridade do combustível, dados preliminares indicam contaminação mínima ou nenhuma de enxofre no combustível, o que refletiu em uma redução na produção de gases de efeito estufa.
Segundo comunicado oficial, os resultados do teste demonstram o potencial do SAF 100% puro para melhorar a qualidade do ar local perto de aeroportos, bem como os possíveis benefícios de reduzir a formação de trilhas de condensação.
“Nossa jornada continua hoje enquanto trabalhamos para aprimorar nossa compreensão das propriedades do combustível e suas características ambientais para avaliar o impacto da aviação executiva no clima, traçar o caminho a seguir para diminuir esse impacto e liderar a indústria na condução de suas metas de aviação sustentável”, comentou Mark Burns, presidente da Gulfstream.
Redação
Publicado em 01/11/2024, às 12h00
+lidas