Autoridades da aviação civil do Brasil, da Austrália e da União Europeia concederam certificação de tipo ao Piper M700 FURY
A Piper Aircraft anunciou na última terça-feira (29), que o modelo M700 FURY recebeu certificação de tipo de autoridades da aviação civil da União Europeia, da Austrália e do Brasil.
Com essas chancelas, a aeronave também está autorizada para operações em condições conhecidas de formação de gelo (FIKI) e em superfícies não pavimentadas. Segundo o fabricante, clientes nessas regiões aguardavam a certificação para a entrega das aeronaves, que começa nos próximos dias.
“As certificações da EASA, ANAC e CASA são marcos importantes para o M700 FURY. Essas aprovações reforçam nosso compromisso de oferecer uma aeronave de classe mundial com desempenho, segurança e versatilidade excepcionais para mercados internacionais estratégicos”, disse John Calcagno, Presidente e CEO da Piper Aircraft.
O M700 FURY pode atingir uma velocidade de cruzeiro de 301 nós (557 km/h) e alcancar 1.424 milhas náuticas (2.637 km). O modelo é equipado com o motor Pratt & Whitney PT6A-52 e inclui o sistema de segurança HALO, com recurso de pouso de emergência automático da Garmin e certificação FIKI.
Estão também inclusos o Electronic Stability Protection (ESP), SurfaceWatch e SafeTaxi, da Garmin, sistemas que auxiliam no controle e na percepção situacional dos pilotos. A aeronave conta ainda com Autothrottle e Garmin PlaneSync, recursos que simplificam os procedimentos de pré-voo e em voo.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 30/10/2024, às 08h32
+lidas