AERO Magazine
Busca

Linhas fluidas

Projeto da cabine do Falcon 6X é reconhecido por especialistas

Avião de negócios recebeu uma série de avanços em desenvolvimento e materiais


Interior do Falcon 6X

Novos Gripen E/F estão entre os mais avançados aviões de caça do mundo

Após realizar o seu primeiro voo em março deste ano, o novo jato de negócios Falcon 6X recebeu o Prêmio Red Dot em design de produtos.

O modelo segue uma nova tendência de projetos em aviação, mas adotou um conceito de forma e função com linhas fluidas da cabine, aliado a engenharia ambiental proporcionaram um ambiente com maior espaço para os ocupantes da aeronave.

O Falcon 6X é uma resposta da Dassault Falcon para o fim prematuro do programa Falcon 5X, que foi encerrado após uma série de falhas no desenvolvimento dos motores. Com o novo projeto os engenheiros franceses também tiveram que fazer frente aos rivais, especialmente ao novo conceito de cabine adotado pela Bombardier na família Global e a Gulfstream com os novos G500 e G600.

Um dos destaques do Falcon 6X foi ainda adicionar ao projeto sugestões de potenciais clientes do 5X, melhorando questões até mesmo em relação ao espaço interno do avião.

Interior do Falcon 6X

Para melhorar a experiência a bordo, considerado fundamental nessa categoria de aviões, linhas limpas e modernas foram escolhidas, além de incluir controles fáceis de usar, iluminação ambiente projetada para acompanhar os ritmos circadianos naturais e a nova galley. O Falcon 6X tem a maior seção transversal da cabine para um jato da categoria, com 2,58 m de largura.

Com alcance de 5.500 milhas náuticas (10.100 km), o 6X pode voar sem escalas de Los Angeles a Moscou ou de São Paulo para Londres.

Dassault Falcon 6X

Recentemente o Falcon 6X realizou o primeiro voo, com uma segunda aeronave de teste prevista para ingressar na campanha de ensaios em voo no próximo mês, seguido do terceiro exemplar, equipado com um interior completo que fará parte do programa em meados de junho.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 22/04/2021, às 17h00 - Atualizado às 18h04


Mais Notícias