Certificação de tipo do M700 FURY feita pelo Canadá permitirá voo em condições conhecidas de gelo
A Piper Aircraft anunciou, na última quarta-feira (28), que seu turboélice monomotor M700 FURY recebeu a certificação de tipo da agência de aviação civil do Canadá, incluindo para voo em condições conhecidas de gelo.
A aeronave é equipada com o motor Pratt & Whitney PT6A-52 e oferece uma velocidade máxima de cruzeiro de 301 ktas e um alcance de 1.424 milhas náuticas. O M700 FURY possui sistema FIKI certificado e o HALO Safety System, que inclui o sistema de pouso de emergência da Garmin.
A certificação FIKI é relevante para regiões como o Canadá, onde condições de gelo são frequentes, possibilitando operações durante todo o ano e maior confiabilidade nas missões. Com a certificação da TCCA garantida, a Piper Aircraft busca validações internacionais adicionais.
A primeira entrega do M700 FURY no Canadá está prevista para acontecer até setembro. Entregas para outras regiões do mundo, como países da União Europeia, Reino Unido e Brasil estão previstas para começar ainda este ano.
No início de agosto, a Piper recebeu a aprovação da agência reguladora da aviação dos EUA (FAA) para operações do M700 FURY, em pistas não pavimentadas.
Essa certificação permite a ampliação de suas capacidades operacionais após uma série de testes bem-sucedidos em pistas não preparadas. O fabricante se prepara para expandir o mercado do M700 FURY mirando clientes, especialmente no Brasil, onde a capacidade de pouso em pistas não preparadas é uma vantagem competitiva crucial.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 29/08/2024, às 08h48
+lidas