Gerenciamento de combustível de aviação sustentável (SAF) por plataforma digital permite compensar emissões de carbono em tempo real
A fornecedora de soluções de sustentabilidade Azzera adicionou um módulo de gerenciamento de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) à sua plataforma CELESTE B2B. A nova funcionalidade permite o gerenciamento e rastreamento de inventário SAF para operadores de aeronaves ao redor do mundo.
O sistema contribui para a avaliação da contribuição efetiva da a redução de emissões de poluentes usando SAF. Assim, os usuários podem otimizar o sistema para aumentar a visibilidade em torno do uso de combustíveis renováveis, à medida que o módulo rastreia onde o SAF é adquirido, quanto é levantado e quais rotas foram voadas.
Além disso, o sistema também facilita transações e reinvindicações de abastecimento com SAF para operadores da aviação de negócios, agregando a demanda e fornecendo certificados diretamente ao operador na interface de sua plataforma. O sistema intuitivo foi projetado para reduzir erros de cálculo e eliminar a complexidade dos gerentes de conformidade.
Entre as operadoras de aviação de negócios no mundo, a Metrojet, ASL Group, Elit’Avia e AXIS Aviation passaram a usar a plataforma CELESTE, que permite os departamentos operacionais integrar-sem ao software de agendamento de voos para acessar e processar dados para cálculos de emissões em tempo real.
Segundo a Azzera, para simplificar os cálculos, as emissões são segregadas por mercado de conformidade de carbono, incluindo o Esquema de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional (CORSIA), sistemas regionais de comércio de emissões (ETS), o EU ETS, o UK ETS e o CH ETS. Assim, o sistema emprega metodologia científica para avaliar o real impacto climático dos projetos, utilizando o Azzera Impact Score.
Os utilizadores podem posteriormente comprar créditos de carbono através da plataforma digital para os ajudar a gerir e mitigar facilmente as emissões de carbono. Por ora, cada crédito de carbono equivale a uma tonelada de emissões de carbono que são impedidas de entrar ou são removidas da atmosfera. Os créditos adquiridos são “retirados” contra emissões inevitáveis.
A partir de 2025, todo o combustível de aviação fornecido nos aeroportos da União Europeia deve conter uma porcentagem mínima de SAF, requisito definido para aumentar até 2050. Por ora, o combustível renovável é a solução mais viável no curto prazo para reduzir as emissões da aviação, ainda que não tenha sido definidos padrões e quando deverá ser adotado globalmente.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 23/05/2024, às 12h00
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