O primeiro voo transatlântico 100% SAF foi feito pelo Gulfstream G600, de Savannah para Farnborough
A Gulfstream anunciou hoje (20) que fez o primeiro voo transatlântico do mundo utilizando combustível de aviação 100% sustentável.
O feito aconteceu ontem (19) em uma aeronave do modelo G600 com motores Pratt & Whitney PW815GA, que saiu da sede do fabricante, em Savannah, nos Estados Unidos, e pousou no aeroporto de Farnborough (FAB), na Inglaterra, em um voo que durou pouco menos de sete horas.
O SAF utilizado no voo foi composto 100% de ésteres e ácidos graxos hidroprocessados (HEFA puro), que tem pelo menos 70% menos emissões de CO2 no ciclo de vida do que o combustível de aviação de base fóssil. Além disso, o combustível tem um impacto reduzido na qualidade do ar local e um teor de enxofre muito baixo, o que pode reduzir os impactos ambientais não relacionados com o CO2.
“Uma das chaves para alcançar as metas de descarbonização de longo prazo da aviação executiva é o amplo uso de SAF em vez de combustível de aviação de base fóssil. A conclusão deste voo de classe internacional ajuda a avançar a missão abrangente de sustentabilidade da aviação executiva e a criar impactos ambientais positivos para as gerações futuras”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream.
Os dados coletados ajudarão a Gulfstream e seus principais fornecedores a avaliar a compatibilidade das aeronaves com futuros combustíveis renováveis de baixo teor aromático, especialmente sob temperaturas frias para voos de longa duração.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/11/2023, às 10h15
+lidas