A Força Aérea Brasileira abriu processos seletivos para contratação de militares temporários e com inscrições abertas até o dia 18 de dezembro

A Força Aérea Brasileira está com inscrições abertas para novos processos seletivos para prestação do serviço militar temporário, direcionados a profissionais de nível fundamental. As vagas são para atuação no Quadro de Cabos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QCBCon), com incorporação prevista para 2026.
O quadro de convocados abrangerá múltiplas especialidades técnicas e distribuídas por diversas cidades do Brasil. O Comando da Aeronáutica disse que os profissionais selecionados atuarão em atividades de apoio operacional, administrativo e técnico, conforme a formação apresentada.
Os candidatos poderão consultar, no site, o aviso de convocação correspondente a cada especialidade. O documento reúne instruções completas sobre requisitos, documentação exigida, distribuição das vagas e o cronograma integral das etapas. Segundo a FAB, o aviso “é o instrumento que consolida todas as informações necessárias para orientar o voluntário ao longo do processo”.
Paralelamente, o quadro de convocados para músicos atenderá exclusivamente a candidatos da área, direcionando vagas para as Bandas de Música da FAB. O processo contempla diferentes instrumentos, incluindo clarineta, saxofone, trompa, trombone, tuba, trompete e bateria.
De acordo com a Força Aérea, a seleção busca “instrumentistas habilitados nas especialidades definidas no aviso de convocação específico”. As inscrições estarão disponíveis até 18 de dezembro, no portal oficial de convocações da FAB.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 10/12/2025, às 07h57