AERO Magazine
Busca

Movimentação do ocidente

Grande exercício aéreo da Otan movimenta céus da Europa Ocidental

Ao mesmo tempo que forças da Otan estão juntas, a Rússia e a Bielorrússia conduzem um grande exercício militar no oriente


Neptune Strike proporciona o encontro de difernetes aeronaves e o intercâmbio de pilotos de várias nações | Foto: OTAN

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) está conduzindo o exercício Neptune Strike que conta com a participações de algumas forças aéreas e navais europeias e da marinha dos Estados Unidos.

As missões de cooperação entre as nações aliadas promovem o encontro de diferentes aeronaves e pilotos. É o caso dos F-16 belgas e poloneses que, no treinamento, escoltam os estadunidenses F/A-18 Super Hornet em operações de ataque ar-solo.

Os caças norte-americanos partem do porta-aviões USS Harry S.Truman que está navegando no mar Mediterrâneo em mais uma campanha de implantação da marinha dos EUA.

Em um cenário real de combate, caças de uma nação hostil investem contra um outro grupo de aeronaves. É esse o papel dos F-16 e F-4 da força aérea Helênica (Grega). As aeronaves têm como objetivo confrontar os Super Hornet e sua escolta durante o exercício que também engloba aviões e navios de outros países importantes da aliança.

"A integração de meios aéreos terrestres e marítimos em um único pacote demonstra a capacidade da OTAN de fornecer uma defesa robusta aos aliados em toda a Europa" disse, Pascal Delerce, vice comandante do Comando Aéreo Aliado.

O grande exercício aéreo acontece em meio a um outro imponente exercício militar que acontece entre a Rússia e a aliada Bielorrússia. O treinamento binacional tem provocado tensões no leste europeu envolvendo a Ucrânia, Rússia, Otan e Estados Unidos.

Saiba Mais...

"A invasão de militares russos a Ucrânia é iminente", de acordo com Washington. Porém, a Rússia nega qualquer ação como esta, mas mantém mais de 100 mil soldados e equipamentos bélicos na fronteira com os ucranianos.

Apesar das declarações de não invasão, Moscou pede exigências a Otan, sendo a principal delas a não integração da Ucrânia na aliança militar ocidental.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 08/02/2022, às 11h45 - Atualizado às 19h00


Mais Notícias