AERO Magazine
Busca

Prioridades

Governo abre licitação para compra de dois Airbus A330 MRTT

Aeronave de grande capacidade pode atuar como avião VIP, reabastecimento e cargueiro


Airbus A330 MRTT

FAB planeja operar dois A330 MRTT convertidos de aeronaves comerciais usadas | Foto: Divulgação

O Ministério da Defesa abriu uma concorrência publica para a aquisição de dois Airbus A330-200 para serem utilizados pela Força Aérea Brasileira. O processo prevê que as aeronaves tenham menos de oito anos de uso, para serem posteriormente convertidas para o padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport), com capacidade de reabastecimento e transporte.

Entre os argumentos para a aquisição do A330 MRTT está sua elevada capacidade de transporte, na ordem de 45 toneladas, praticamente o dobro do KC-390 da Embraer. O modelo ainda pode transportar aproximadamente 300 passageiros, em configuração de alta densidade, além de dispor opcionalmente de uma cabine VIP, para transporte de autoridades.

A licitação em aberto será conduzida pela Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, nos Estados Unidos. Já a conversão deverá passar por uma segunda licitação, ou ainda ser conduzida de forma direta.

A330 MRTT

Licitação foi publicada hoje (27) no Diário Oficial da União

Atualmente a Airbus conta com serviços de conversão de unidades de passageiros do A330 para a versão militar, enquanto a Lockheed Martin trabalha no programa LMXT, que oferece o A330 em resposta ao programa KC-Y, da força aérea dos Estados Unidos, como complemento aos atuais KC-46 Pegasus, derivados do Boeing 767.

KC-390

Recentemente a FAB reduziu pela metade do pedido do KC-390 sob argumento da falta de orçamento

A compra dos A330 pela FAB havia sido anunciada, em 2021, pelo presidente Jair Bolsonaro, como uma resposta as necessidades do país no transporte de insumos para combate à pandemia de coronavírus.

Entre os argumentos estavam sua elevada capacidade de transporte, acima de 40 toneladas. Porém, o A330 MRTT, original de fábrica, não conta com a porta de cargas no piso principal, usando apenas os porões e que exigem grande infraestrutura de solo para movimentação de embarque e desembarque.

Interior VIP do A330 MRTT

A330 MRTT pode receber completo interior VIP, incluindo suíte presidencial

Meses depois o Comando da Aeronáutica confirmou que cortaria pela metade o pedido de KC-390 da Embraer, sob argumento da falta de orçamento e a elevada disponibilidade do avião.

O A330 MRTT ainda é visto como um vetor capaz de realizar missões estratégicas de longo curso, como voos diretos do Brasil para a Europa ou Estados Unidos. Assim como oferece a opção de um interior VIP modular, similar ao instalado nos antigos KC-137 (derivados do Boeing 707) e usados até meados dos anos 2000 pela Presidência.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 27/01/2022, às 13h10 - Atualizado às 17h47


Mais Notícias