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Sentry na América do sul

Chile estaria interessado em comprar avião-radar aposentado do Reino Unido

País sul-americano necessita renovar sua capacidade de alerta aéreo antecipado, baseada em uma única aeronave


RAF aposentou seus E-3D Sentry para operar o moderno E-7 Wedgetail  | Foto: Divulgação

O Chile estaria interessado em adquirir a aeronave E-3D Sentry, um avião destinado as missões de alerta aéreo aproximado. De acordo com informações do jornal britânico UK Defense Journal, o país sul-americano poderá comprar alguns aviões aposentados da Royal Air Force (RAF, na sigla em inglês).

Segundo o jornal, "mais de uma aeronave" poderá ser adquirida pela força aérea chilena. O que, por ora, não foi confirmado oficialmente pelas autoridades de Santiago.

A informação ainda não foi divulgada pela defesa inglesa nem pela chilena, mas de fato o Chile precisa renovar sua frota. Seu único avião de alerta aéreo, um EC-707 Cóndor, foi recebido em 1995, sendo um projeto baseado em um veterano Boeing 707 modificado pela Israel Aircraft Industries (IAI). 

Embora tenha sido um importante avião para as missões de alerta e controle aéreo antecipado, o Cóndor sofre com a idade da célula básica e com a falta de peças de reposição, assim como pela idade já avançada de seus sistemas eletrônicos.

Em agosto de 2021, a RAF aposentou seu último E-3D Sentry. Ainda que sejam aeronaves que entraram em operação em 1991, substituindo os veteranos Avro Shackleton AEW Mk 2, os Sentry ainda apresentam elevada capacidade de trabalho. 

Ao todo, a força aérea inglesa operava sete unidades, um dos aviões foi vendido para os Estados Unidos para ser utilizada como treinador e dar apoio a frota de aeronaves E-6B Mercuy.

A nova aeronave que vai substituir o Sentry é o moderno E-7 Wedgetail, derivado de Boeing 737-700 amplamente modificado para tais missões. O país europeu deverá começar a operar os Wedgetail em 2023. Além do Reino Unido, a Austrália também está comprando aeronaves deste modelo.  A força aérea dos Estados Unidos também avalia uma versão especial do Wedgetail, mas ainda não confirmou qual será o caminho que será tomado nos próximos anos.

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Por André Magalhães
Publicado em 18/01/2022, às 17h15 - Atualizado às 18h30


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