AERO Magazine
Busca

Voo de um gigante

Maior avião do mundo conclui com êxito terceiro voo de teste

Aeronave norte-americana será utilizada para transportar e lançar veículos hipersônicos


Super avião apelidado de Roc fez seu primeiro voo em abril de 2019  | Foto: Scaled Composites

O maior avião do mundo em área de asa, conhecido como Roc, concluiu no último domingo seu terceiro voo de teste. A aeronave voou por cerca de 4 horas e 23 minutos, sobre o deserto de Mojave, no estado norte-americano da Califórnia.

O super avião chegou a uma altitude de 23.500 pés (7.160 metros) e alcançou uma velocidade de 187 KIAS* (346 km/h). Ainda que tenha sido um voo de baixo desempenho, o objetivo era verificar o comportamento da aeronave e características de pilotagem em baixa altitude e velocidade.

O Roc tem como missão o transporte de veículos hipersônicos reutilizáveis, podendo lançar foguetes com cargas leves destinados as órbitas baixa e média. Quando chegam em uma altitude determinada o veículo é solto e segue seu voo até o espaço por meio de um motor de foguete.

O Roc utiliza sistemas, incluindo o cockpit, herdado de ao menos dois Boeing 747-400 e foi desenvolvido pela Scaled Composites Stratolaunch. A companhia também está trabalhando nos veículos hipersônicos Talon TA-0 e TA-1, que serão usados no Roc.

 De acordo com a Scaled Composites os primeiros testes com os veículos hipersônicos foram iniciados em dezembro de 2021 e os ensaios envolvendo o Roc estão programados para começar já em 2022.

“O voo bem-sucedido de hoje demonstra e valida melhorias nos sistemas da aeronave e do desempenho geral do voo”, disse o Dr. Zachary Krevor, presidente e diretor de operações da Stratolaunch.

Saiba mais...

O Roc é a aeronave com a maior envergadura do mundo, chegando a medir 117 metros, para uma ideia de comparação, o maior avião do mundo em uso comercial, o Antonov 225 Mriya tem uma envergadura de 88 metros. O avião transportador é equipado com seis motores Pratt & Whitney PW4000, retirados de Boieng 747-400 aposentados.

O primeiro voo do gigante ocorreu em abril de 2019, momento que havia incerteza quanto a continuidade do programa. Na ocasião o maior patrocinador do desenvolvimento do Roc, o bilionário Paul Allen (cofundador da Microsoft) havia falecido e alguns analistas apontavam o risco da falta de recursos para continuar o ambioso projeto.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 17/01/2022, às 11h00 - Atualizado às 11h33


Mais Notícias