Stratolaunch possui envergadura de 117 m e fuselagem dupla, com capacidade para transportar até 250 toneladas de carga
O maior avião do mundo, o Stratolaunch, realizou seu primeiro voo na manhã de hoje, no deserto de Mojave, na Califórnia. O gigante conta com uma fuselagem dupla de 73 metros de comprimento, 117 metros de envergadura, trem de pouso com 28 pneus, possui peso máximo de decolagem de 589,7 toneladas e capacidade para transportar uma carga útil de até 250 toneladas. O projeto é o maior concebido em toda a história da aviação.
O modelo foi construído para lançar veículos especiais, em especial satélites em diversas órbitas e cargas espaciais pesadas. O intuito é reduzir os custos com lançamento, já que o Stratolaunch poderá se movimentar para qualquer parte do globo para se posicionar no melhor local para o lançamento.
O estranho avião foi construído a partir de dois Boeing 747-400, que forneceram os seis motores Pratt & Whitney PW4056, os dois cockpits e todo o deck tripulado, suíte de aviônicos, o complexo sistema de trem de pouso, entre outros. Os engenheiros optaram por uma versão que utilizasse o máximo de componentes e sistemas existentes para reduzir os custos de produção e manutenção. O cockpit tripulado fica na fuselagem direita, onde as equipes técnicas trabalham. O lado esquerdo, por ora, está vazia e sem pressurização.
LEIA TAMBÉM
Japão perde em acidente o primeiro F-35, um dos mais caros caças do mundo
Gigantes Belugas poderão atender até mesmo o programa espacial
Conheça os detalhes do interior do Antonov 225, o segundo maior do mundo
O Stratolaunch foi criado pela Scaled Composites, a empresa concebida pelo visionário e piloto Burt Rutan e apoiada pelo co-fundador da Microsoft, Paul Allen, falecido em 2018. A empresa se destacou ao longo das décadas por seus projetos bastante audaciosos, muitos ligados a feitos espaciais. A companhia tem foco em projetos experimentais de alta complexidade, que posteriormente fornecem subsídios tecnológicos para uma série de programas comerciais e militares. Um dos projetos mais famosos da companhia é o SpaceShipOne, o primeiro veículo civil a atingir o espaço.
O Stratolaunch é ainda maior que o ucraniano Antonov 225, famoso por suas grandes dimensões. Em comum, ambos modelos nasceram derivados de outros gigantes (no caso o An-225 é uma versão maior do An-124) e são modelos únicos, com pouca possibilidade de um segundo exemplar ser construído a curto prazo. Ainda assim, a Antonov mantém em boas condições a fuselagem de um segundo An-225, que está semiacabada desde a década de 1980.
A expectativa da Scaled Composites é que o Stratolaunch possa iniciar seus lançamentos comerciais em meados da próxima década.
O avião conta com seis motores Pratt & Whitney PW4056, de 56.000 lbf, cada
Por: Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 13/04/2019, às 15h00 - Atualizado às 18h11
+lidas