AERO Magazine
Busca

Aeroporto

Trem expresso para o aeroporto de Guarulhos terá intervalo reduzido

A CPTM iniciará operação assistida no Expresso Aeroporto, com trens a cada 30 minutos aos domingos


Operação assistida avalia ampliação da redução para feriados e horários de vale em dias úteis - CPTM
Operação assistida avalia ampliação da redução para feriados e horários de vale em dias úteis - CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, CPTM, iniciará no próximo domingo (7), a operação assistida para redução do intervalo do Expresso Aeroporto, que liga a capital paulista ao aeroporto internacional de Guarulhos.

O serviço passa a contar com trens a cada trinta minutos, entre 5h e meia-noite, exclusivamente aos domingos.

A tarifa custa R$ 5,20 e permite acesso a todo o sistema metroferroviário da Grande São Paulo, com transferências nas estações Brás (apenas no sentido São Paulo), Luz e Palmeiras-Barra Funda.

Objetivo da análise operacional

Segundo a CPTM, a medida é fundamental para avaliar a viabilidade de ampliar a redução dos intervalos também para os feriados. A companhia estuda ainda a possibilidade de implementar a mudança em sábados e dias úteis, restrita aos horários de vale.

A limitação ocorre porque a circulação da Linha 13-Jade, responsável pelo Expresso Aeroporto, impacta diretamente as Linhas 11-Coral e 12-Safira, inviabilizando a ampliação em períodos de pico.

Aprimoramento da operação

De acordo com nota da CPTM, a ação faz parte de um conjunto de esforços voltados a “melhorar a fluidez da operação e oferecer um serviço mais ágil aos passageiros de todas as linhas”.

Outras melhorias recentes

A empresa também promoveu ajustes na Linha 13-Jade, que liga o aeroporto de Guarulhos até a estação Engenheiro Goulart, que permite acesso à Linha 12-Safira, reduzindo o intervalo médio para dez minutos nos horários de pico.

A mudança ampliou a oferta de lugares e trouxe benefícios aos passageiros que utilizam diariamente o trajeto até o aeroporto e regiões próximas.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 06/09/2025, às 08h16


Mais Notícias