Atualmente podem disputar o contrato o favorito C-130J e o C-390 da Embraer
A Coreia do Sul quer substituir seus doze C-130H Hercules até 2026 e para isso o Comitê de Promoção de Projetos de Defesa aprovou um orçamento estimado em US$ 580 milhões para a compra de novas aeronaves.
Entre as aeronaves listadas estão o europeu Airbus A-400M, o norte-americano Lockheed Martin C-130J Super Hercules e o brasileiro Embraer C-390.
Vale ressaltar que a Lockheed Martin tem ampla presença de vendas para a Coreia o que torna o C-130J o favorito, mas não pode-se descartar os outros modelos, em destaque o C-390 o real potencial rival. O A400M é maior e mais pesado, concorrendo em uma categoria acima, próxima do Boeing C-17.
O C-390 pode ser usado em várias missões como: transporte de tropas, paraquedistas e veículos militares, reabastecimento em voo, missão de busca e salvamento e missões humanitárias. Até o momento o brasileiro obteve duas vendas internacionais, cinco unidades para Portugal e duas para a Hungria.
O C-130J tem a favor o amplo histórico de vendas e seu desempenho ligeiramente superior ao cargueiro da Embraer em alguns tipos de missão, contudo, o avião brasileiro se sobressai na velocidade.
Entre as demandas para as empresas concorrentes está a transferências de tecnologia. Isto porque a Korea Aeroespace Industries (KAI) tem planos de produzir um avião de transporte que deverá ser nos padrões do C-390 ou então do ucraniano An-178.
Em 2021, a KAI anunciou o projeto de uma aeronave que pudesse cumprir missões de transporte militar, reabastecimento em voo, missão antissubmarino entre outras.
Por André Magalhães
Publicado em 29/03/2022, às 09h55
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