Lockheed Martin entregou o C-130J de número 500 e dispara na frente do KC-390
O C-130J Super Hercules atingiu a marca de 500 aviões entregues, ampliando a liderança do modelo no segmento de cargueiros táticos de média capacidade e voando em 22 países. A marca foi atingida 23 anos após o C-130J entrar em serviço pela Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf).
Outro destaque do C-130J é ter recentemente atingido a marca de 2 milhões de horas de voo, uma das maiores já registradas entre cargueiros no mundo. O avião, que fez seu primeiro voo em 1996, apresentou uma série de evoluções em relação ao antecessor, o já veterano C-130H. Uma das mudanças mais importantes foi instalação dos novos motores Rolls-Royce AE2100 D3, hélices hexapás e nova suíte de aviônicos, totalmente integrada aos computadores de bordo e com displays digitais.
O avião de número 500, um C-130-30, a versão alongada, foi entregue para a Guarda Aérea Naciona, mais especificamente ao 130th Airlift Wing, localizado na base aérea de McLaughlin, em Charleston, na Virginia Ocidental.
Atualmente a família C-130J obteve uma série de novos contratos ao redor do mundo, incluindo vitórias importantes na Alemanha e na França. O modelo concorre diretamente, no mercado de novos, com o brasileiro C-390 da Embraer.
O C-130 realizou seu primeiro voo em agosto de 1954, entrando em serviço dois ano depois. Desde então mais de 2.500 aeronaves foram entregues, sendo a versão atual, o C-130J um dos mais bem-sucedidos da família.
O C-130 ainda permitiu a criação de uma série de aviões especializados, como o AC-130, usado em missões de ataque ao solo, o DC-130 que atua como controle avançado de drones, o EC-130 de controle avançado, além do KC-130, usado como avião tanque.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 28/03/2022, às 16h14
+lidas