Conheça as maiores companhias especializadas no transporte de cargas no mundo
Transportes especiais envolve até mesmo o carregamento de aeronaves a bordo de super cargueiros como o An-124
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O ano de 2020 está sendo sem dúvidas um dos mais desafiadores na história da aviação após a pandemia do novo coronavírus, que acabou por desencadear uma dura crise em todo o setor aéreo, principalmente no transporte de passageiros.
Em contrapartida, a crise de saúde desencadeou uma maior demanda no transporte de cargas, se tornando vital para levar insumos médicos e hospitalares para apoiar a luta contra covid-19 e para atender à crescente demanda gerada pelo comércio eletrônico. Dado o cenário desafiador, as principais companhias aéreas cargueiras que antes viam com pessimismo o ano de 2020 diante da desaceleração na economia global desde meados de 2018, estão vendo a demanda crescer exponencialmente.
Conheça algumas das principais empresas aéreas cargueiras do mundo, sendo que muitas operam apenas serviço de encomendas expressas e outras, voos especiais.
FedEx opera uma vasta frota de aeronaves, dos pequenos Cessna Caravan aos Boeing 777F
Fundada em 1971, com sede em Memphis, cidade onde viveu o astro do rock Elvis Presley, a FedEx atua em mais de 220 países e territórios, com serviços de remessa expressa de correspondência, documento e logística. Atualmente a frota é composta por mais de 400 aviões, indo desde os Cessna Caravan, da qual foi cliente de lançamento, até os gigantes Boeing 777F, passando pelos 757, 767, ATR 42 e ATR 72, McDonnell Douglas MD-11 e o raro Boeing MD-10, este último uma versão modernizada do DC-10 que recebeu o cockpit do MD-11, em uma modernização promovida pela Boeing no início dos anos 2000.
No Brasil, a empresa realiza voos semanais entre Memphis e Viracopos e por conta da pandemia, registrou recordes de entregas, consignando lucro superior em 68% no primeiro trimestre fiscal, em comparação ao ano passado.
Ainda que localizada na pequena Luxemburgo a Cargolux detém uma das maiores malhas cargueira do mundo
Com uma frota exclusiva do Boeing 747F, a Cargolux é uma empresa aérea de carga com sede em Luxemburgo, pequeno país do continente europeu com território de apenas 2.586 km². Em março de 2020, a Cargolux completou cinquenta anos de existência e apesar de fazer parte de um dos menores países europeus, seu hub no único aeroporto internacional de Luxemburgo-Findel conta com uma rede robusta de rotas nos cinco continentes.
Para o Brasil a companhia mantém voos regulares para os aeroportos de Viracopos, em Campinas; Curitiba; Galeão; e Petrolina, em Pernambuco, além de voos não regulares para outros destinos no país.
Com pouco mais de 30 aeronaves em sua frota, a Cargolux opera com nada menos que catorze Boeing 747-400 e dezesseis 747-8F. Recentemente a empresa pintou uma aeronave com uma máscara no nariz, simbolizando a importância do uso de proteção em tempos de pandemia.
A UPS é atualmente uma das principais operadoras do Boeing 747-8F nos Estados Unidos
A United Parcel Service, mais conhecida como UPS, ainda que tenha sido criada em agosto de 1907 em Atlanta, sede das mundialmente famosas CNN e Coca-Cola, foi apenas em 1988 que criou uma divisão de transporte aéreo dedicada. A sede do serviço aéreo é no aeroporto de Louisville, no Kentucky, terra do famoso frango do KFC. Pouco mais de trinta anos depois de ser criada, a divisão aérea é considerada uma das maiores empresas de logística do mundo e com presença em mais de 200 países.
Sua frota possui atualmente mais de 250 aeronaves, sendo uma das maiores operadoras globais do Boeing 747F,757F e 767F, que corresponde mais da metade da sua frota, que ainda inclui alguns McDonnell Douglas MD-11 e Airbus A300.
Aliás, a UPS é hoje uma das maiores operadoras do Boeing 747-8F, versão que não teve nenhuma venda na sua versão de passageiros para operadores norte-americanos, mas encontrou um nicho de mercado importante no transporte cargueiro. Por conta do coronavírus, a UPS viu as suas receitas mais do que dobrarem durante a alta demanda, fazendo com que a empresa começasse a utilizar drones para realizar entregas de remédios para uma rede de farmácias na Flórida.
A DHL foi fundada nos Estados Unidos, mas hoje faz parte dos correios alemães
Uma das divisões da Deutsche Post, a rede de correios da Alemanha, a DHL é uma multinacional considerada uma das principais companhias de logística aérea do mundo. Criada em 1969, por três amigos, Adrian Dalsey, Larry Hillblom e Robert Lynn, a solução para o nome não foi nada criativa, utilizando apenas a letra inicial dos respectivos sobrenomes, mas a combinação se tornou facilmente pronunciável em quase todo o mundo. A sede inicial era em San Francisco, nos Estados Unidos, mas em 1998 foi adquirida pelo Deutsche Post e atualmente conta com subsidiárias em diversos países como Panamá, Hong Kong, Reino Unido, Guatemala, Barein, Equador, Venezuela e África do Sul.
Com uma extensa e diversificada frota, a DHL conta com aeronaves Airbus A300F e A330F, Boeing 737F ,747F, 757F, 767F e 777F. Curiosamente um Tupolev Tu-204 faz parte da frota, sendo uma das poucas operadoras ocidentais que opera este modelo exclusivamente para operações cargueiras.
Por conta da alta demanda da pandemia, recentemente a DHL encomendou quatro unidades do Boeing 767-300F como parte da sua expansão e modernização de frota. Mesmo sendo uma das maiores líderes de logística no mundo, a DHL não opera nenhum voo regular para o Brasil, mas atende diversas cidades no país com sua rede de logística integrada com moldais rodoviários.
Frota de 747 da Atlas Air inclui os gigantes Dreamlifter, utilizados para transportar componentes do 787 Dreamliner
Fundada em 1992, a Atlas Air figura nesta lista como uma das empresas mais jovens, o que não diminui a sua importância para o transporte de cargas. Ao contrário do que muitos imaginam, a Altas Air além de ser uma transportadora de cargas, também realiza voos charter de passageiros e leasing de aeronaves, sendo proprietária da Southern Air, Titan Aviation e Polar Air Cargo.
A Atlas Air é uma das maiores operadoras do 747 no mundo, inclusive, os 747 Dreamlifter utilizados pela Boeing no transporte de componentes do 787 Dreamliner. A frota de 69 aeronaves é composta apenas pelos Boeing 767-300F, 747-400F e 747-8F.
A alta demanda criada pela pandemia de covid-19 forçou a companhia a reativar um Boeing 747 recém aposentado. No Brasil a Atlas Air é vista regularmente em Campinas, Manaus e Curitiba, além de voos não regulares em diversos estados. Aliás, a Atlas Air fez uma parceria com o Aliexpress serviço de varejo online chinês, para transportar as encomendas entre a China e o Brasil com mais agilidade
Atualmente o An-124 é o maior avião cargueiro produzido em série no mundo
Especializadas em transportar cargas de grandes dimensões ou elevada tonelagem, a Volga-Dnepr é uma empresa aérea russa sediada em Moscou e utiliza aeronaves como o Antonov An-124 e Il-76TD, ideais para cargas especiais. Porém, a empresa também possui alguns cargueiros das famílias Boeing 747 e 737.
A Antonov Airlines é a divisão cargueira do lendário fabricante ucraniano, sendo o único operador do gigantesco An-225, o irmão maior do An-124. Ainda que basicamente atenda apenas voos fretados, a companhia se destaca por sua grande capacidade logística.
Por conta da pandemia do coronavírus, tanto a Volga Dnepr como a Antonov Airlines foram acionadas para transportar grandes volumes de insumos médicos, hospitalares e equipamentos de proteção individual. As duas empresas marcaram uma maior presença no Brasil com o An-124, que continuam chamando bastante atenção por onde passam.
Por ironia do destino, antes da crise do coronavírus a Volga-Dnepr estava enfrentando uma crise financeira, inclusive entrando na justiça para não deixar de operar algumas unidades do Antonov-An-124 reivindicados pelo fabricante Antonov, situação na teoria contornada após a alta demanda.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 16/09/2020, às 17h00 - Atualizado em 18/09/2020, às 01h32
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