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Primeiro grande revés para a Airbus em 2022

Boeing confirma venda do 737 MAX para empresa que só voa Airbus

Allegiant Air encomendou até 100 unidades do 737 MAX e poderá substituir sua frota de A320 no médio prazo


Boeing 737 MAX da Allegiant Air

Companhia norte-americana Allegiant vai voar com as variantes MAX 7 e MAX 8-200 | Foto: Divulgação

A norte-americana de ultrabaixo custo (ultra low-cost) Allegiant Air confirmou a encomenda de cinquenta Boeing 737 MAX, com opções para mais cinquenta unidades.

A companhia que tardicionalmente opera apenas com a família A320 da Airbus, selecionou para renovacão da frota os 737 MAX 7 e o 737 MAX 8-200, podendo no futuro substituir totalmente sua frota de 108 aeronaves do fabricante europeu.

A escolha dos aviões está alinhada com a estratégia de crescimento no curto e médio prazo. A Allegiant afirmou que o MAX 7 oferece baixos custos operacionais e permite abrir novas rotas com menor risco, enquanto o MAX 8-200, a versão de maior capacidade da família, proporciona um potencial de receita adicional e é compatível para a expansão do mercado de ultrabaixo custo.

A inclusão de até cem 737 MAX trará inúmeros benefícios para o futuro, incluindo flexibilidade para o crescimento da capacidade e aposentadorias de aeronaves, benefícios ambientais significativos e configuração moderna e características da cabine que nossos clientes apreciarão", segundo o presidente e CEO da companhia, Maurice J. Gallagher Jr.

A encomenda representa uma vitória para a Boeing, que ficou proibida de entrar o 737 MAX por quase dois anos, além de sofrer perdas bilionárias com cancelamentos de pedidos, atrasos e multas contratuais. O ingresso em uma empresa que opera exclusivamente com a família A320 demonstra o poder de negociação ainda existentes na Boeing.

Além disso, tem um efeito psicológico importante ao retomar a imagem competiviva da Boeing frente a Airbus, que disparou nas encomendas e entregas em 2021. Essa é a segunda vitória do 737 MAX em frotas com o A320, com a anterior envolvendo a padronização da Alaska Airlines com o modelo norte-americano, deixando de lado o rival europeu.

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Marcel Cardoso
Publicado em 05/01/2022, às 12h20 - Atualizado às 13h25


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