A Embraer confirmou um acordo para quatro A-29 Super Tucano com o Panamá que serão usados em operações de vigilância e segurança nacional
A Embraer e o governo do Panamá anunciaram hoje (4), que concluíram a assinatura do contrato para a aquisição de quatro A-29 Super Tucano, que serão operados pelo Serviço Nacional Aeronaval como parte do programa de expansão da capacidade operacional e vigilância aérea do país.
Com o contrato, o Panamá passa a ser o oitavo país da América Latina a incorporar o Super Tucano à sua frota, ao lado do Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e República Dominicana.
“A escolha do Panamá pelo Super Tucano com certeza será um forte aliado para apoiar o país na sua missão de manter a soberania nacional”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O A-29 Super Tucano acumula mais de 600.000 horas de voo, sendo amplamente utilizado pela Força Aérea Brasileira em missões de combate ao tráfico de drogas, policiamento de fronteira e treinamento avançado.
Atualmente, o Super Tucano foi selecionado por 22 forças aéreas ao redor do mundo, incluindo por Portugal, membro da OTAN. A plataforma é reconhecida por sua confiabilidade, disponibilidade, robustez e baixos custos operacionais.
O A-29 Super Tucano foi projetado para executar missões de patrulha aérea, vigilância de fronteiras, controle de atividades ilícitas, operações especiais, reconhecimento, escolta, além de treinamento básico, operacional e avançado de pilotos.
Um dos destaques nas operações na América Latina é a eficiência em combater aeronaves de pequeno porte, sobretudo monomotores a pistão amplamente utilizados pelo crime organizado.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 04/09/2025, às 09h09
+lidas