AERO Magazine
Busca

Tripla derrota

Três países desistem de comprar avançado caça russo Sukhoi Su-35

Apesar da tripla derrota, o caça Su-35 pode equipar o Irã


Su-35 é um dos caças mais avançados da chamada 4º geração plus | Foto: Divulgação

O Egito, a Argélia e a Indonésia desistiram de adquirir o avançado caça russo Sukhoi Su-35. De acordo com informações do Defense Blog, tal decisão é por conta das sanções econômicas contra a Rússia.

Os embargos econômicos afetaram diretamente a produção e exportação do caça Su-35, visto que alguns componentes são importados.

A Indonésia já havia anunciado a decisão de abandonar a compra do Su-35, o país asiático mira sua intenções de compra no Dassault Rafale, que teve significativas vendas internacionais e no F-15EX, a versão mais atualizada do caça norte-americano F-15E.

O Egito, em 2018, assinou um acordo com os russos para compra de caças Su-35, desde então, não recebeu nenhuma aeronave, sendo que, algumas já foram construídas e pintadas com as cores egípcias, mas estão estocadas na Rússia. O país norte-africano optou pela compra do francês Rafale.

A Argélia optou pela modernização das unidades do Su-30SM, ao invés, de adquirir o avançado Su-35.

Contudo, uma luz no fim do túnel para o Su-35, frente ao mercado internacional, poderá acontecer, pois o Irã assinou um acordo de 20 anos de parceria bélica com a Rússia, e os Su-35 estão sendo fortemente cogitados.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 05/01/2022, às 10h45


Mais Notícias