AERO Magazine
Busca

Aeroporto

Caxias do Sul terá novo aeroporto

Governo federal autoriza licitação do novo aeroporto da Serra Gaúcha e projeta crescimento regional


CXS
Obra financiada pelo Fundo Nacional de Aviação Civil prevê pista de 1.930 metros e pátio para oito aeronaves - Prefeitura de Caxias do Sul

O Ministério de Portos e Aeroportos autorizou ontem (16), a licitação para construção do novo aeroporto regional da Serra Gaúcha, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, com investimento, de R$ 200 milhões provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil.

Segundo o Governo Federal, o novo aeroporto visa ampliar a conectividade aérea da região e atender à crescente demanda de passageiros e cargas. O projeto prevê uma pista com 1.930 metros, pátio de aeronaves com oito posições, taxiways, vias de acesso internas, sistema de drenagem, cercamento operacional e estacionamento para veículos. Porém, o projeto não prevê instalação de ponte de embarque.

Expansão regional

O novo terminal promete beneficiar diretamente os municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Gramado e Canela — regiões com intensa atividade industrial e turística. Apenas Gramado, segundo a Secretaria Municipal de Turismo, deve receber cerca de 8,5 milhões de visitantes este ano.

A decisão de construir o aeroporto em Vila Oliva, nos arredores de Caxias do Sul, decorre de estudos conduzidos pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e ANAC, que apontaram limitações operacionais no atual aeroporto Hugo Cantergiani, incluindo condições meteorológicas desfavoráveis ao longo do ano.

O Governo Federal também avalia, em parceria com a Casa Civil e a Infraero, alternativas para a gestão do atual terminal. Segundo Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, a intenção é “fortalecer a Infraero e transformá-la em um ativo eficiente para o país”.

O prazo de execução das obras é de 36 meses após a conclusão do processo licitatório.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 17/10/2025, às 09h40


Mais Notícias