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Parceria público-privada desenvolverá a aviação regional no MS

A Amaro Aviation apoiará o desenvolvimento da aviação regional no Mato Grosso do Sul, impulsionando o setor aéreo na região


Amaro Aviation/Divulgação
Amaro Aviation/Divulgação

O CEO da Amaro Aviation, Marcos Amaro, foi convidado a contribuir no desenvolvimento da aviação regional no Mato Grosso do Sul. O convite partiu do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Informação do estado, Jaime Verruck, e do presidente da Fiems (Federação da Indústria do Estado do Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen.

O compromisso foi firmado durante o Brazil Economic Forum, realizado em Zurique, na Suíça, entre 22 e 24 de janeiro. O evento reuniu lideranças empresariais e políticas para discutir sustentabilidade e o futuro das relações entre o Brasil e o mundo.

Marcos Amaro ainda destacou a importância da iniciativa para a população: "Isso pode beneficiar muitas pessoas que enfrentam dificuldades para se deslocar por falta de transporte adequado, seja a trabalho ou ao lazer. A discussão chega em um momento oportuno", comentou o CEO da Amaro Aviation.  

Sérgio Longen reforçou que o estado tem investido em aeroportos privados e municipais, mas ressaltou a necessidade de fortalecer a aviação regional. “O que realmente precisamos é de uma malha aérea que conecte essas cidades”, afirmou.

A Amaro Aviation, apoiadora do Brazil Economic Forum, reafirma seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento da aviação executiva, acompanhando de perto as principais discussões globais que impactam a economia e o setor aéreo.

“É muito gratificante ver o empenho e os resultados que Mato Grosso do Sul está mostrando para o país como uma grande força motriz. E agora com esse desejo de implementar um projeto de aviação regional, entendemos que uma parceria público-privada seria um modelo para que o projeto se viabilize”, afirma Marcos Amaro, CEO da Amaro Aviation.

A economia local do Mato Grosso do Sul se destaca na geração de emprego, principalmente em dois setores: agropecuária e indústria. É um importante estado produtor de soja, milho, cana-de-açúcar, na pecuária de corte, bem como florestas plantadas para a produção de celulose, e na mineração, com extração de ferro, manganês e calcário.

O estado possui 79 cidades e inúmeras propriedades agrícolas, mas apenas seis cidades recebem voos comerciais: Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Corumbá, Três Lagoas e Bonito.

O projeto de criar e desenvolver a aviação regional proposto pelo governo e pela Fiems pretende unir mais municípios, levando desenvolvimento e agilidade comercial para o maior número de cidades possíveis.

Nos anos 1950, mais de 350 cidades brasileiras recebiam voos de empresas aéreas tradicionais. Nos anos 70, esse número caiu para pouco mais de 80 cidades. À época, nasceu o Sitar (Sistema Integrado de Transporte Aéreo Regional), dividindo o país em cinco regiões, cada qual atendida por uma companhia aérea regional.

Desde então, o modelo foi sendo sucateado e abandonado. Atualmente, dos 5.500 municípios brasileiros, apenas cerca de 130 recebem voos regulares.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 29/01/2025, às 15h40


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