AERO Magazine
Busca

Novas cores

A330 da FAB irá para a Jordânia receber pintura oficial

A330 da força aérea decola de Campinas (SP) rumo a Jordânia nesta madrugada


A330 na versão militar MRTT é operado por várias forças aéreas - FAB Divulgação
A330 na versão militar MRTT é operado por várias forças aéreas - FAB Divulgação

O primeiro A330-200 destinado à Força Aérea Brasileira (FAB), irá decolar nesta madruga para a Jordânia, onde receberá uma revisão e a pintura das cores da força aérea.

A informação foi divulgada pelo próprio comandante da FAB, Tenente Brigadeiro Baptista Junior, em sua conta oficial no Twitter.

Uma segunda licitação deverá acontecer para modificá-los para o padrão MRTT, que possibilitará o uso em operações de transportes e reabastecimento em voo, mas ainda não foram repassados maiores detalhes pela Aeronáutica.

A FAB requisitou dois A330-200 para o Projeto KC-X3, que visa o emprego dos aviões em missões de reabastecimento e transporte. A Azul foi a vencedora da licitação para fornecer à força aérea duas aeronaves.

O primeiro avião de matrícula atual PR-AIS estava em uso nos voos comerciais da Azul e foi originalmente encomendado pela colombiana Avianca. Já a segunda aeronave, número de série MSN 1508, foi recém-adquirida pela Azul no mercado internacional para atender aos requisitos da FAB, mas antes disto estava sendo operada pela britânica Titan Airways.

Dentro da força aérea as aeronaves receberão as matrículas o FAB 2901 e FAB 2902, sendo designados oficialmente como KC-30 e serão operados pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT), o Esquadrão Corsário, que por vários anos voou com quatro KC-137, derivados do Boeing 707.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 20/05/2022, às 19h35


Mais Notícias