AERO Magazine
Busca

Petroleiro com asas

USAF deverá receber oferta para avião tanque baseado no 777

Projeto apoiado pela Universidade de Wichita pretende converter o 777-300ER em super avião tanque


777-300ER nas instalações da KMC, em Wichita

Primeiro Boeing 777-300ER que será convertido pela KMC | Foto: National Institute for Aviation Research/Wichita State University

A disputa pelo contrato do KC-Y, da força aérea dos Estados Unidos (Usaf) que busca obter um novo avião reabastecedor deverá contar com a proposta de um modelo derivado do Boeing 777-300ER.

A oferta foi feita pela Kansas Modification Center (KMC), em parceria com o National Institute for Aviation Research (NIAR), braço de pesquisa aeronáutica da Wichita State University.

A intenção é oferecer um projeto flexível e de menor custo do que os dois maiores rivais, a Lockheed Martin que oferece uma versão de capacidade ampliada do A330 MRTT, e a Boeing que planeja ampliar o contrato com seus KC-46 Pegasus.

Boeing 777-300ER

Parceria da KMC com universidade de Wichita permitirá ampliar capacidade técnica de estudantes | Foto: National Institute for Aviation Research/Wichita State University

A empresa aguarda a abertura do processo de concorrência da força aérea dos EUA para oferecer sua proposta, ao lado das já conhecidas ofertas da Lockheed Martin e da Boeing.

Em setembro a KMC setembro recebeu o primeiro 777-300ER destinado aos serviços de conversão para o padrão cargueiro. Ainda que o projeto atual seja para atender a elevada demanda por aviões cargueiros de grande capacidade, a empresa planeja ingressar no cobiçado segmento militar. A companhia, recém-criada, tem como parceira o NIAR, e conta com apoio técnico e científico da Universidade de Wichita. Um dos destaques da KMC é que ela desenvolveu todo o processo de manutenção e conversão para o 777-300ER, sendo assim proprietária do Certificado de Tipo Suplementar da aeronave e planeja inclusive licenciar as conversões. A estratégia é similar a adotada pela Israel Aerospace Industries, que também trabalha na conversão do 777-300ER, e apoia o licenciamento dos serviços ao redor do mundo.

A proposta para uma versão tanque do 777-300ER é baseada na ampla capacidade do avião, assim como a idade relativamente baixa das células disponíveis para conversão, oferecendo assim melhor relação custo/benefício. Segundo a KMC o modelo supera inclusive o 777-200LR, pela maior oferta de aeronaves usadas e a maior capacidade de transporte interno.

Uma das propostas é oferecer os 777-300ER tanques em um contrato de prestação de serviços, deixando os aviões militares dedicados as missões de combate real, enquanto serviços de transporte fora das zonas de combate e de treinamento poderiam ser realizados pelos aviões convertidos pela KMC. A própria empresa destaca o sucesso operacional da Omega Air, que opera com uma frota de KC-137 e KC-10 em serviços especializados para as forças armadas dos Estados Unidos e OTAN.

Apenas nos contratos de conversão do 777-300ER, como cargueiro civil, a KMC projeta um potencial de negócios na ordem de US$ 3 bilhões (R$ 15,8 bilhões).

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 02/02/2022, às 16h16 - Atualizado às 21h25


Mais Notícias