AERO Magazine
Busca

Tem até óleo de cozinha usado

ATR faz voos com combustível sustentável em um dos motores

Fabricante pretende obter certificação até 2025


ATR 72 movido a SAF

O combustível é feito com resíduos, como óleo de cozinha usado | Foto: ATR/Divulgação.

A fabricante de aeronaves regionais ATR realizou uma bateria de testes em solo e em sete horas de voo em um protótipo do modelo 72-600 movido integralmente com combustível de aviação sustentável (SAF), produzido a partir de resíduos 100% renováveis e de matérias-primas, como óleo de cozinha usado, em um dos motores. 

Os exercícios fazem parte do processo de certificação das aeronaves da fabricante com esta configuração de combustível. Em setembro de 2021, a ATR anunciou uma colaboração com a companhia aérea sueca Braathens Regional Airlines e a empresa Neste para acelerar este processo. As três empresas pretendem fazer um voo de demonstração ainda este ano.

A conquista deste grande marco mostra que estamos totalmente comprometidos em tornar possível o uso integral de SAF e ajudar nossos clientes a cumprir seus objetivos de fornecer ligações aéreas ainda mais sustentáveis, não em 2035 ou em 2050, mas nos próximos anos”, segundo o CEO da ATR, Stefano Bortoli.

A expectativa é de que um ATR voando em uma rota regional típica com combustível sustentável em ambos os motores reduziria as emissões de CO2 em 82%. O objetivo é concluir o processo de certificação de aeronaves até 2025.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 02/02/2022, às 16h05 - Atualizado às 16h21


Mais Notícias