AERO Magazine
Busca

Eficaz e barato

Primeira fase de instalação de novo hardware em caças F-35 é concluída

Novo equipamento vai transmitir precisos dados do caça para equipes em terra


Nos EUA o caça stealth F-35 é utilizado nas três versões existentes (A, B e C) | Foto: JPO

O Joint Program Office concluiu com êxito a primeira fase da instalação de um novo hardware na Rede de Dados Operacionais do caça furtivo F-35 Joint Striker Fighter.

Os novos sistemas Odin Base Kit (OBK, na sigla em inglês) foram instalados entre julho de 2021 e janeiro de 2022, desta forma, irão substituir o antigo e problemático hardware Autonomic Logistics Information System (Alis, na sigla em inglês).

“As recentes instalações globais de OBK marcam um marco importante na modernização dos sistemas de informação de logística do caça furtivo em apoio às operações globais”, relatou Eric Fick, tenente-coronel e diretor executivo do programa F-35.

A instalação do novo equipamento vai realizar a coleta de informações de dados do F-35 em voo e transmiti-los de forma precisa para equipes em terra.

O OBK é menor e mais seguro, além da nova tecnologia ser mais fácil de ser operada que o antigo hardware instalados nas aeronaves.

O Odin Base Kit é cerca de 30% mais barato que o antigo hardware Alis | Foto: Marinha dos EUA / Dane Wiedmann

O passo seguinte será o envio dos hardwares OBK para outros esquadrões militares nos Estados Unidos, bem como no Reino Unido e na Itália, visto que, alguns países do globo também fazem parte do programa F-35.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 02/02/2022, às 15h38 - Atualizado às 19h25


Mais Notícias